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Consumo sustentável e o potencial de influência interpessoal nas mídias sociais

Zimmermann, Sara Martins Vieira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 2019-03-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Consumo sustentável e o potencial de influência interpessoal nas mídias sociais
  • Autor: Zimmermann, Sara Martins Vieira
  • Orientador: Silva, Hermes Moretti Ribeiro da
  • Assuntos: Consumo Sustentável; Influência Interpessoal; Internet; Mídias Sociais; Interpersonal Influente; Social Media; Sustainable Consumption
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O interesse nas áreas do comportamento do consumidor no ambiente digital é crescente, enquanto o tema de responsabilidade social, atrelado a iniciativas sustentáveis, tem cada vez mais abrangência. Logo, propôs-se uma pesquisa com foco na área digital no que se refere a como o consumo sustentável do indivíduo reflete no seu potencial de influência interpessoal nas mídias sociais sobre o construto. Desta maneira, o objetivo geral da pesquisa foi verificar relações entre o consumo sustentável do indivíduo e o seu potencial de influência interpessoal nas mídias sociais. Também foram desenvolvidos dois objetivos específicos: analisar a diferença do potencial de influência interpessoal nas mídias sociais entre homens e mulheres em relação ao consumo sustentável e verificar se a prática de consumo sustentável do indivíduo impacta no seu comportamento autorreferido como consumidor sustentável. A pesquisa apresentou abordagem quantitativa, a partir de uma survey que foi disponibilizada em meio eletrônico para a população alvo, constituída por brasileiros presentes nas mídias sociais mais utilizadas no país. Os dados deste estudo foram coletados a partir de amostra de 513 respondentes. O instrumento de pesquisa foi dividido em cinco partes, utilizando-se duas escalas validadas - escala de consumo sustentável e escala de influência interpessoal - além da verificação de comportamento do respondente nas mídias sociais, do seu comportamento autorreferido em relação à prática do consumo sustentável e da caracterização sociodemográfica, totalizando 56 itens. Utilizou-se o software R para a análise dos dados e a aplicação das técnicas estatísticas de forma a responder às hipóteses da pesquisa. Além da caracterização da amostra, foram aplicadas as técnicas de análise fatorial exploratória, análise de regressão múltipla e análise de regressão logística. Os resultados obtidos apresentaram quatro dimensões de influência interpessoal de consumo sustentável nas mídias sociais: líderes aconselhadores de opinião, líderes persuasivos de opinião, buscadores ativos de opinião e buscadores passivos de opinião, cada um com relações entre uma ou mais dimensões de consumo sustentável, diferentes comportamentos nas mídias sociais e idade. O líder aconselhador de opinião preocupa-se marginalmente com reciclagem, compartilha mais conteúdo e envia mais mensagens privadas do que os demais, ao mesmo tempo em que atualiza menos o visual e conteúdo no perfil e busca menos por amigos e quanto menor a sua idade, maior o seu escore de liderança aconselhadora. Já o líder persuasivo de opinião apresenta menor comportamento de reciclagem, consciência ecológica e frugalidade e, quanto menos compartilha conteúdo e acessa as mídias sociais diariamente, maior seu escore na liderança persuasiva. E, quanto menor a idade dos líderes de opinião, maior o seu escore de influência interpessoal em relação aos demais. O buscador ativo de opinião, por sua vez, apresenta menores escores de consciência ecológica, compartilha menos conteúdo e conversa menos através do chat em relação aos demais, enquanto envia mais mensagens privadas em relação aos demais indivíduos da amostra. Além disso, apresenta comportamento marginal de menor leitura de notícias e comentários e passa menos horas nas mídias sociais diariamente em relação aos outros usuários. Por fim, o buscador passivo de opinião, em relação aos demais indivíduos da amostra, apresenta menores escores de consciência ecológica e frugalidade, e quanto menos publicam comentários e acessam as mídias sociais diariamente, maior seu escore em relação aos demais indivíduos. Finalmente, quanto maior a idade do indivíduo, maior seu escore de busca passiva de opinião. Foi verificado que o gênero não apresenta relação significativa as dimensões de influência interpessoal do indivíduo consumidor sustentável nas mídias sociais. Além disso, averiguou-se que prática de consumo sustentável do indivíduo impacta no seu comportamento autorreferido como consumidor sustentável a partir das dimensões de consumo sustentável utilizadas na análise: consciência ecológica, reciclagem, frugalidade e economia de recursos. A partir desta investigação, foram apresentados cenários e recomendações para que futuras observações possam utilizar as dimensões de influência interpessoal do consumidor sustentável nas mídias sociais, contribuições consideradas tanto para o ambiente acadêmico quanto gerencial. Destaca-se, por fim, que a interatividade entre o consumo sustentável do indivíduo e o seu potencial de influência interpessoal nas mídias sociais pode impactar este consumo, requisito essencial para o desenvolvimento sustentável.
  • DOI: 10.11606/D.11.2019.tde-29072019-154043
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 2019-03-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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