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80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate

Vidal, Diana Gonçalves

Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2013, Vol.39 (3), p.577-588 [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Citações Citado por
  • Título:
    80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate
  • Autor: Vidal, Diana Gonçalves
  • Assuntos: 1932 Manifesto ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educational policy ; Educação pública ; Escola Nova ; History of education ; História da educação ; Manifesto de 1932 ; Pioneers of education ; Pioneiros da educação ; Política educacional ; Public education
  • É parte de: Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2013, Vol.39 (3), p.577-588
  • Descrição: O artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 80 anos de publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, interroga-se sobre a atualidade dessa carta. Para tanto, explora as condições históricas de emergência do documento, os significados atribuídos à Escola Nova no Brasil na década de 1930 e as contendas ocorridas na arena educacional no período. Além disso, discorre sobre as especificidades do movimento escolanovista brasileiro, procurando demonstrar que a Escola Nova constituiu-se no país como uma fórmula, com significados múltiplos e distintas apropriações produzidas no entrelaçamento de três vertentes: a pedagógica, a ideológica e a política. No que tange ao primeiro aspecto, a indefinição das fronteiras conceituais permitiu que a expressão Escola Nova aglutinasse diferentes educadores, católicos e liberais, em torno de princípios pedagógicos do ensino ativo. No segundo caso, a fórmula ofereceu-se como meio para a transformação da sociedade, servindo às finalidades divergentes dos grupos em litígio. Já na terceira acepção, tornou-se bandeira política, sendo capturada como signo de renovação do sistema educacional pelo Manifesto e por seus signatários. Assim, o documento emergiu como parte do jogo político pela disputa do controle do Estado e de suas dinâmicas, e, portanto, como elemento de coesão de uma frente de educadores que, a despeito de suas diferenças, articulava-se em torno de alguns objetivos comuns, como laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação. Ademais, ele também foi representante de um grupo de intelectuais que abraçava um mesmo projeto de nação, ainda que com divergências internas.
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

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