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Impacto imediato de ações educativas, preventivas e curativas sobre a saúde bucal de escolares de 1ª a 4ª série em um município da região amazônica

Castro, Roberta Francisca Martins De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2006-03-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Impacto imediato de ações educativas, preventivas e curativas sobre a saúde bucal de escolares de 1ª a 4ª série em um município da região amazônica
  • Autor: Castro, Roberta Francisca Martins De
  • Orientador: Bastos, Jose Roberto de Magalhaes
  • Assuntos: Epidemiologia; Levantamentos De Saúde Bucal; Promoção De Saúde; Dental Healh Surveys; Epidemiology; Health Promotion
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Monte Negro é um município de pequeno porte com características rurais no interior do Estado de Rondônia, Brasil, que não contava com atendimento odontológico público e nem com cirurgião-dentista da rede particular residente no município até o ano de 2003. Buscando o desenvolvimento de um modelo de programa odontológico preventivo que não seja baseado na presença constante do profissional de saúde, com o envolvimento da comunidade, um programa baseado em escovação supervisionada por agente da comunidade e em ações educativas foi implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mato Grosso, localizada nesse município, e é avaliado nesse estudo. Foram examinadas 241 crianças matriculadas de primeira a quarta série, com média de idade de 8,77 anos. O CPOD médio foi de 1,51 e o ceod foi 2,69. Apenas 15,35% das crianças eram livres de cárie. A maior parte das crianças (82,57%) apresentava alguma necessidade de tratamento odontológico. Preconizou-se uso da técnica de Stillman modificada para escovação e a qualidade da escovação executada pela criança foi avaliada pelo índice PHP. O índice foi avaliado em quatro momentos ao longo do ano e as médias obtidas foram: 2,172; 1,278; 0,878; e 0,734. As reduções nas médias de superfícies coradas indicam que as crianças aprimoraram progressivamente a técnica ensinada. Pode-se concluir que o programa baseado em escovação supervisionada por um agente da comunidade devidamente treinado pelo cirurgião-dentista para esse fim e em promoção de saúde foi eficiente na melhora da coordenação motora da criança no período de um ano. E ainda, sugere-se que programas odontológicos preventivos e educativos sejam executados nas escolas de modo continuado e rotineiro como fator redutor de disparidades sociais que poderiam se refletir na saúde bucal das crianças, mesmo em localidades onde não se pode contar com a presença constante de cirurgião-dentista.
  • DOI: 10.11606/D.25.2006.tde-22062007-074704
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2006-03-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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