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A mudança curricular do bacharelado em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP análise documental e vivência dos participantes

Vilanice Alves de Araújo Püschel

2011

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T4086 Memorial )(Acessar)

  • Título:
    A mudança curricular do bacharelado em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP análise documental e vivência dos participantes
  • Autor: Vilanice Alves de Araújo Püschel
  • Assuntos: ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR (MEMORIAL); PEDAGOGIA (PROJETO)
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Notas Locais: O memorial acompanha a tese de Livre-docência e foi apresentada à Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, como parte dos requisitos para Concurso de Livre-docência, junto ao Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Descrição: Mudanças currículares vêm ocorrendo nos cursos superiores no brasil, induzidas pela publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996, e pelas Diretrizes Currículares Nacionais dos cursos de graduação, a partir de 2001. Na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) o processo de reorientação curricular foi conduzido pelo Grupo de Apoio Pedagógico (GAP-EE). Os objetivos da tese são: apresentar uma análise documental do processo de reorientação currícular ea EEUSP, compreender as facilidades e dificuldades vivenciadas ao longo deste processo, apreender a vivência dos participantes na elaboração da nova proposta currícular e apresentar uma síntese da gestão do GAP-EE no período de 2007 a 2010. O referencial teórico baseia-se nas legislações contemporâneas do ensino brasileiro, nos fundamentos da educação e da educação em enferamgem e na teoria de currículo. Os dados foram coletados em documentos e registros produzidos durante o processo de reorientação curricular e submetido à análise documental e e conteúdo, quando foram construídas as fases do processo de reorientação curricular (PRC) do bacharelado em Enfermagem. É feita a descrição dos caminhos percorridos ao longo do PRC, que culminou na aprovação do novo Projeto Político-Pedagógico, implantado em 2010. Identificaram-se seis fases do PRC: Fase de escolha do terreno e de preparo do solo; de Semeadura; de Início da floração; de Maturação; de Coleita e de (Im)Plantação, que é semelhança do plantio do girassol denota o cuidado de todos os atores na construção do novo currículo. A análise documental do PRC constitui etapa importante e necessária para sistematizar e registrar todo o processo, porém considerou-se necessário dar voz aos atores dessa construção: docentes, enfermeiros e assessores pedagógicos. A análise de conteúdo das dezessete entrevistas realizadas possibilitou apreender as suas
    vivências; as facilidades, os desafios e as dificuldades identificadas ao longo do processo; as situações que marcaram a trajetória de construção do novo currículo e as apreciações a respeito do novo currículo. A vivência de construção do novo currículo foi prazerosa, rica e intensa; marcada por grande aprendizado, por trabalho e diálogo coletico. Houve parceria, integração, amadurecimento e formação continuada. Contou com pessoas motivadas, mas também consistiu em trabalho longo, difícil e tomou tempo. Foi marcada por desafios e dificuldades, mas encontrou, na forma de gestão do processo, os elementos que, associados às facilidades e às situações vivenciadas, possibilitaram que o novo currículo fosse aprovado com satisfação, embora haja preocupação com o processo de implementação e de avaliação. O trabalho desenvolvido pelo GAP no processo de reorientação currícular foi intenso e articulado, sendo utilizada a estratégia do diálogo e da construção coletiva, o que propiciou os avanços obtidos na nova estrutura currícular construída em matriz integrativa, que na atualidade representa iniciativa pioneira na USP e tem servido de referência para outras Unidades. O trabalho continua e o grande desafio a ser enfrentado diz respeito à avaliação e ao caompanhamento do novo currículo, de modo a garantir que os princípios conjuntamente acordados e a nova estrutura possibilitem a formação do enfermeiro conforme perfil definido
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 269 p memorial.
  • Idioma: Português

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