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Uso dos mapas conceituais na dinâmica da sala de aula relato de experiência na disciplina sociedade, meio ambiente e cidadania (EACH-USP)

Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Denise Scótolo; Isadora Aguirra; Gabriel Trettel Silva; Bruno Avellar Alves de Lima

Revista de Graduação USP São Paulo v. 2, n. 3, p. 187-192, dez. 2017

São Paulo 2017

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  • Título:
    Uso dos mapas conceituais na dinâmica da sala de aula relato de experiência na disciplina sociedade, meio ambiente e cidadania (EACH-USP)
  • Autor: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
  • Denise Scótolo; Isadora Aguirra; Gabriel Trettel Silva; Bruno Avellar Alves de Lima
  • Assuntos: MAPAS CONCEITUAIS; ENSINO E APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR
  • É parte de: Revista de Graduação USP São Paulo v. 2, n. 3, p. 187-192, dez. 2017
  • Notas: Disponível em:. Acesso em 16 abr. 2018
  • Descrição: Este relato versa sobre a experiência da utilização dos mapas conceituais como ferramenta de participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem durante a disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania no ciclo básico da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. O campo de conhecimento articulado nessa disciplina exige métodos de ensino-aprendizagem que incentivem a aquisição e a articulação de conhecimentos de forma interdisciplinar e complexa, o que foi propiciado pelo uso dos mapas conceituais. As atividades com os mapas foram realizadas ao longo da disciplina em três etapas: anteriormente à aula, construíam-se mapas conceituais individualmente, com base nos conceitos da leitura indicada, e coletivamente pelo grupo responsável pela elaboração do seminário temático; durante a aula, a partir das provocações despertadas pelo seminário, os alunos eram convidados a discutir e reelaborar seus mapas em grupos; após a aula, os mapas coletivos eram alocados no ambiente virtual de apoio à graduação (e-disciplina), permitindo o registro e o compartilhamento do conhecimento gerado. O uso dos mapas conceituais resultou em protagonismo dos alunos na construção ativa do conhecimento, em compreensão aprofundada e sistêmica da bibliografia, em maior interesse e engajamento com os conteúdos estudados e em boa avaliação da técnica de ensino-aprendizagem utilizada por parte dos alunos
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 187-192.
  • Idioma: Português

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