skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)

Passos, Angela Meneghello ; Passos, Marinez Meneghello ; Arruda, Sergio de Mello

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2009-01, Vol.4 (1), p.2-12 [Periódico revisado por pares]

Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
  • Autor: Passos, Angela Meneghello ; Passos, Marinez Meneghello ; Arruda, Sergio de Mello
  • Assuntos: Análise quantitativa ; Formação de professores ; Revistas de Educação Matemática ; Revistas de Ensino de Ciências
  • É parte de: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2009-01, Vol.4 (1), p.2-12
  • Descrição: Este trabalho apresenta uma análise quantitativa de artigos sobre formação de professores publicados em periódicos da área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976-2007). Os seguintes periódicos fizeram parte desta análise: Gepem – Boletim do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática; Bolema – Boletim de Educação Matemática; Educação Matemática em Revista; Zetetiké; Educação Matemática Pesquisa; Revista Brasileira de Ensino de Física; Caderno Brasileiro de Ensino de Física; Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: pesquisa em educação em ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Dos 3041 artigos analisados, 650 (21%) pertencem ao campo formação de professores, sendo 474 da área de ensino de ciências e 176 artigos de educação matemática. Dentre os resultados obtidos, destacamos que, em geral, as revistas mais recentes, cujas publicações tiveram seu início nas décadas de 90 e no princípio deste século, são as que mais publicam sobre essa temática. Além disso, no cômputo geral, 67% do total de artigos em formação de professores estão concentrados nos últimos 8 anos (a partir de 2000).
  • Editor: Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.