skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Interdisciplinaridade, currículo e tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental

Mariana Aranha de Souza ; Ivani Catarina Arantes Fazenda

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2017-04, Vol.12 (2), p.708 [Periódico revisado por pares]

Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Interdisciplinaridade, currículo e tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
  • Autor: Mariana Aranha de Souza ; Ivani Catarina Arantes Fazenda
  • Assuntos: Curricula ; Educational Practices ; Interdisciplinary aspects ; Middle Schools ; Pedagogy ; Private Schools ; Teaching Methods
  • É parte de: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2017-04, Vol.12 (2), p.708
  • Descrição: O presente estudo discute a relação entre Currículo, Interdisciplinaridade e Tecnologia a partir de uma perspectiva epistemológica, metodológica e ontológica. Fundamentado nos estudos de Sacristán (2000) e Moreira e Silva (1999) apresenta-se as principais teorias de currículo e suas implicações no cotidiano da escola. A Interdisciplinaridade, ancorada nos estudos de Fazenda (2001, 2014) aponta para as possibilidades de complementaridade entre os saberes e da parceria como essencial à uma prática intencional e contextualizada. Valente (1993) e Silva (2002) defendem que a tecnologia precisa ser integrada ao currículo e que deve contribuir para as discussões que envolvem o cotidiano. A partir de uma perspectiva qualitativa, discutem-se duas práticas pedagógicas realizadas no Laboratório de Informática, com duas turmas de Ensino Fundamental, uma de quinto e outra de oitavo ano, em uma escola de uma rede privada de ensino. As práticas revelaram: i) a importância da parceria entre os professores; ii) a necessidade do trabalho com temáticas advindas de uma perspectiva crítica do currículo; e iii) as possibilidades que o uso da tecnologia oferece às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento da autonomia dos alunos, contribuindo para sua formação e para a própria formação dos professores.
  • Editor: Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.