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A concepção de gestão escolar na grande mídia no Brasil: um estudo sobre a revista Veja, no período de 1997 a 2014

Machado, Eduardo Villela

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2017-05-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A concepção de gestão escolar na grande mídia no Brasil: um estudo sobre a revista Veja, no período de 1997 a 2014
  • Autor: Machado, Eduardo Villela
  • Orientador: Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
  • Assuntos: Gestão Escolar. Revista Veja. Concepção De Gestão; School Management. Veja Magazine. Management Conception
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho apresenta dados de pesquisa acerca da temática gestão escolar presentes em um veículo de comunicação de massa. Trata-se da revista Veja. A pesquisa coletou e analisou dados referentes ao tema gestão escolar/educacional presente nos conteúdos da revista Veja ao longo de 18 anos de publicações (1997-2014). O critério utilizado para escolha da revista Veja como objeto de análise foi por se tratar de um veículo de massa que tem abrangência nacional e ser o mais lido no segmento de revistas semanais. O objetivo central deste trabalho foi o de caracterizar, compreender e analisar o conteúdo sobre gestão escolar presente na revista. Os procedimentos para alcançar os objetivos visaram selecionar os conteúdos que abordavam o tema educação e depois separar aqueles que especificamente tratavam da gestão escolar. Além disso, este trabalho faz inferências sobre a concepção de gestão escolar encontrada na revista Veja ao longo desses 18 anos (1997-2014). Para levantamento dos dados recorreu-se as orientações teórico-metodológicas da análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin. Para análise, foram verificadas todas as edições da revista Veja do ano de 1997 até de 2014. Como o objeto deste trabalho são as veiculações acerca do tema gestão escolar/educacional, a primeira movimentação foi levantar quais publicações eram sobre educação. Posteriormente, foi aprofundada a análise, caracterizando quais dessas publicações sobre educação abordavam a temática gestão escolar/educacional. Acerca das inferências sobre a concepção de gestão presente na revista, é importante destacar a defesa que a Revista Veja faz do setor privado e de conceitos presentes na administração tipicamente capitalista como modelo genérico que pode ser transplantado para a educação pública como ideal de qualidade na educação. Modelo esse que vai de encontro com a natureza e especificidade do caráter pedagógico desenvolvido no processo de trabalho no interior da escola. Para aporte teórico da análise sobre a natureza especifica do processo pedagógico foi-se utilizado especialmente o autor Vitor Paro.
  • DOI: 10.11606/D.59.2017.tde-21082017-025818
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2017-05-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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