skip to main content

Recursos Educacionais Abertos (REAs) na perspectiva da Ciência da Informação: um estudo dos aspectos relacionados à produção e ao uso

Evangelista, Carolina Cardoso Dutra

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-05-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Recursos Educacionais Abertos (REAs) na perspectiva da Ciência da Informação: um estudo dos aspectos relacionados à produção e ao uso
  • Autor: Evangelista, Carolina Cardoso Dutra
  • Orientador: Santos, Marcelo dos
  • Assuntos: Fonte De Informação; Recurso Educacional Aberto; Tecnologia Da Informação E Comunicação; Usuário; E Apropriação Da Informação; Information And Communication Technology; Mediation And Appropriation Of Information; Open Educational Resource; Source Of Information; User
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
  • Descrição: No atual contexto, em que se faz amplo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em processos de ensino-aprendizagem, este trabalho teve como ponto de partida a necessidade de se investigar os desafios, de ordem técnica e informacional, presentes no desenvolvimento e uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Tendo os usuários (aprendizes) como protagonistas em tais processos e considerando suas necessidades informacionais, buscou-se refletir sobre os REAs na perspectiva da Ciência da Informação. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, foi desenvolvida com base em análise da literatura e estudo de caso em plataformas abertas de REAs, cujo acesso é público e de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), configurando-se política pública. Dentre os resultados, verificou-se que, como fonte de informação, os REAs têm o potencial de viabilizar a apropriação da informação pelos seus usuários, o que ocorre a partir de uma interface digital. Constatou-se que, para fomentar tal apropriação, a interface, disponibilizada e adaptada aos diversos contextos de uso, deve funcionar como um espaço de mediação, o qual é oferecido aos usuários para acesso e uso dos REAs. Dessa forma, concluiu-se que, dentre os desafios presentes na produção e no uso de REAs, destaca-se a devida compreensão de variáveis como: linguagens, fluxos de informação, instituições, técnicas, contextos de produção e uso, e os usuários de tais recursos, incluindo compreensão de aspectos culturais, uma vez que os usuários (aprendizes) são os protagonistas de todo o processo de ensino-aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.27.2018.tde-13092018-145712
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-05-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.