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Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita

Gonçalves, Thaís Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2011-04-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita
  • Autor: Gonçalves, Thaís Dos Santos
  • Orientador: Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
  • Assuntos: Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Saúde Escolar; Fonoaudiologia; Transtornos De Aprendizagem; Educação Continuada; Educação A Distância; Educação; Dislexia; Continuing Education; Speech; School Health; Learning Disorders; Learning; Language And Hearing Sciences; Distance Education; Dyslexia; Education; Educational Technology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os professores inseridos no ensino fundamental precisam estar preparados para lidar com alunos que possuem dificuldade na aprendizagem da linguagem escrita, e, no entanto, é reduzido número de instituições que oferecem cursos para aprimorar esses conhecimentos em muitas áreas do país, havendo-se assim, uma grande necessidade de investimentos na formação continuada do professor, devido ao seu importante papel principalmente na fase inicial de alfabetização, identificando precocemente os Transtornos de Aprendizagem. Objetivo Geral: Elaborar um material educacional interativo para informar os professores de ensino fundamental, via auto-orientação, a distância, sobre os Transtornos de Aprendizagem, disponibilizado em CD-ROM. Objetivos Específicos: Realizar um levantamento sobre o conhecimento e interesses dos professores sobre o assunto; verificar a contribuição do material elaborado para a obtenção de competências esperadas e avaliar o CD-ROM quanto aos seus aspectos técnicos (apresentação, recursos de navegação, imagens, clareza do texto). Método: Um questionário foi idealizado e elaborado para focar o conhecimento dos professores, levantando-se os pontos relevantes em relação as suas dúvidas e interesses sobre o tema abordado. Este questionário foi submetido a 31 professoras do ensino fundamental, sendo que participaram 20 professoras da rede pública e 11 professoras da rede particular. Por meio das respostas fornecidas pelas professoras participantes, construiu-se o conteúdo teórico sobre o assunto, e uma equipe técnica foi contratada para confeccionar o CD-ROM. As competências esperadas e os aspectos técnicos do material interativo multimídia foram avaliados por duas professoras-chaves, por meio da aplicação de questionários específicos. Resultados: Os professores apresentaram diversas necessidades em seu repertório conceitual no que diz respeito aos Transtornos de Aprendizagem, e, no entanto, este fato demonstra a necessidade de abordar estes conceitos na formação continuada desses profissionais. O CD-ROM Principais transtornos relacionados ao aprendizado da Leitura e Escrita: Manual Eletrônico para Professores foi elaborado de acordo com as dúvidas, sugestões e curiosidades das professoras, possibilitando o uso do CD-ROM (sendo este um material interativo com recursos multimídia) na formação continuada dos professores do Ensino Fundamental. Os aspectos técnicos tiveram avaliação positiva. Conclusão: O material educacional desenvolvido atendeu aos objetivos propostos, e, desta forma, fornece ao professor as competências esperadas e, ainda, em perspectivas futuras, pode ser utilizado para a estruturação de fóruns, chats, cybertutor e blogs, para troca de experiências.
  • DOI: 10.11606/D.25.2011.tde-23082011-102822
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2011-04-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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