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Comparação de escolares de escolas privadas e públicas quanto ao desempenho ortográfico

Nathane Sanches Marques Silva Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte

CoDAS São Paulo v. 27, n. 2, p. 113-118, mar./abr. 2015

São Paulo 2015

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  • Title:
    Comparação de escolares de escolas privadas e públicas quanto ao desempenho ortográfico
  • Author: Nathane Sanches Marques Silva
  • Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte
  • Subjects: APRENDIZAGEM; ORTOGRAFIA; ESCOLA PARTICULAR; ESCOLA PÚBLICA; RENDIMENTO ESCOLAR
  • Is Part Of: CoDAS São Paulo v. 27, n. 2, p. 113-118, mar./abr. 2015
  • Notes: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152014002>. Acesso em: 13 ago. 2015
  • Local notes: MPC Digital
  • Description: Objetivo: Comparar o perfil ortográfico dos escolares do quarto ao sexto ano do ensino fundamental de escolas privadas e públicas do município de Bauru, São Paulo, verificando se os erros são superados com o avanço na escolaridade, qual é a hierarquia de ocorrência e quais são os erros mais comuns. Métodos: Foi aplicado um ditado em 384 escolares, sendo 206 de escolas privadas, dos quais 74 eram do quarto, 65 do quinto e 67 do sexto ano; e em 178 escolares de escolas públicas, dos quais 56 eram do quarto, 63 do quinto e 59 do sexto ano do ensino fundamental. Foi aplicado o teste t de Student. Resultados: Quanto à comparação do escore total de erros ortográficos, houve diferença entre o quarto e o sexto ano das escolas privadas e públicas. Ocorreu diminuição da quantidade de erros ortográficos com o avanço da escolaridade, sendo os erros ortográficos do tipo irregularidades da língua os mais comuns. Conclusão: Não são semelhantes os perfis dos erros ortográficos dos escolares de escolas privadas e públicas quanto ao quarto e ao sexto ano, sendo esse perfil semelhante no quinto ano. Os erros ortográficos são superados de forma gradativa com o avanço na escolaridade, entretanto, a superação dos erros entre o quarto e quinto ano do ensino público foi considerável. A diminuição dos tipos de erros ortográficos segue a seguinte hierarquia: categoria conversor fonema/grafema, regras contextuais simples, complexas e irregularidades da língua. Por fim, o tipo de erro mais comum é devido às irregularidades da língua
  • Publisher: São Paulo
  • Creation Date: 2015
  • Format: p. 113-118.
  • Language: Portuguese

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