skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
USP Intelectual Production
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
USP Intelectual Production
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Comparação de escolares de escolas privadas e públicas quanto ao desempenho ortográfico
Nathane Sanches Marques Silva Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte
CoDAS São Paulo v. 27, n. 2, p. 113-118, mar./abr. 2015
São Paulo 2015
Check holdings
(GetIt)
Details
Reviews & Tags
Requests
More
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
Comparação de escolares de escolas privadas e públicas quanto ao desempenho ortográfico
Author:
Nathane Sanches Marques Silva
Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte
Subjects:
APRENDIZAGEM
;
ORTOGRAFIA
;
ESCOLA PARTICULAR
;
ESCOLA PÚBLICA
;
RENDIMENTO ESCOLAR
Is Part Of:
CoDAS São Paulo v. 27, n. 2, p. 113-118, mar./abr. 2015
Notes:
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152014002>. Acesso em: 13 ago. 2015
Local notes:
MPC Digital
Description:
Objetivo: Comparar o perfil ortográfico dos escolares do quarto ao sexto ano do ensino fundamental de escolas privadas e públicas do município de Bauru, São Paulo, verificando se os erros são superados com o avanço na escolaridade, qual é a hierarquia de ocorrência e quais são os erros mais comuns. Métodos: Foi aplicado um ditado em 384 escolares, sendo 206 de escolas privadas, dos quais 74 eram do quarto, 65 do quinto e 67 do sexto ano; e em 178 escolares de escolas públicas, dos quais 56 eram do quarto, 63 do quinto e 59 do sexto ano do ensino fundamental. Foi aplicado o teste t de Student. Resultados: Quanto à comparação do escore total de erros ortográficos, houve diferença entre o quarto e o sexto ano das escolas privadas e públicas. Ocorreu diminuição da quantidade de erros ortográficos com o avanço da escolaridade, sendo os erros ortográficos do tipo irregularidades da língua os mais comuns. Conclusão: Não são semelhantes os perfis dos erros ortográficos dos escolares de escolas privadas e públicas quanto ao quarto e ao sexto ano, sendo esse perfil semelhante no quinto ano. Os erros ortográficos são superados de forma gradativa com o avanço na escolaridade, entretanto, a superação dos erros entre o quarto e quinto ano do ensino público foi considerável. A diminuição dos tipos de erros ortográficos segue a seguinte hierarquia: categoria conversor fonema/grafema, regras contextuais simples, complexas e irregularidades da língua. Por fim, o tipo de erro mais comum é devido às irregularidades da língua
Publisher:
São Paulo
Creation Date:
2015
Format:
p. 113-118.
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
Previous
Result
6
Next
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_PRODUCAO)
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript