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Metodologias ativas para o ensino de detecção de lesões de cárie na graduação em Odontologia - resultados de um estudo multicêntrico pragmático

Vargas, Jhandira Daibelis Yampa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2023-05-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Metodologias ativas para o ensino de detecção de lesões de cárie na graduação em Odontologia - resultados de um estudo multicêntrico pragmático
  • Autor: Vargas, Jhandira Daibelis Yampa
  • Orientador: Fraga, Mariana Minatel Braga
  • Assuntos: Aprendizagem Baseado Em Problemas; Avaliação De Custo-Efetividade; Carie Dentária; Ensino; Active Learning; Cost-Benefit Analysis; Dental Caries; Educational Measurement; Teaching Methods
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Embora aulas tradicionais tenham sido as estratégias mais utilizadas para ensinar Cariologia, elas podem não ser suficientes para desenvolver competências adequadas dos graduandos para detecção de lesões de cárie. Neste trabalho se descreve os resultados de um estudo multicêntrico do grupo de pesquisa colaborativa @IuSTCariology que propôs um estudo controlado e randomizado para avaliar diferentes estratégias educacionais como alternativa para o treinamento de alunos sobre detecção de lesões de cárie. Seu objetivo geral foi apresentar resultados em termos de eficácia e viabilidade de implementação no mundo real (praticidade, expansão, adaptação), além do impacto econômico. A nova estratégia que usa metodologias ativas, inclui um treinamento teórico-prático e laboratorial, guiado por tutores que utiliza imagens e dentes extraídos como base para discussão e sedimentação do conhecimento. Esta metodologia foi testada no estudo controlado randomizado e multicêntrico (IuSTC study01). Este estudo envolveu 11 faculdades de odontologia em diferentes países. Alunos de graduação em odontologia foram recrutados e alocados em dois grupos, dependendo do método de ensino que receberam. Grupo controle: recebeu aula teórica (aprendizagem passiva) e grupo teste: aula + treinamento tipo hands-on (aprendizagem ativa). Mais de mil alunos de graduação foram incluídos no estudo. Particularidades, desafios e soluções relacionadas a essa implementação foram descritos no Capítulo 1. O impacto do método de ensino sobre a aquisição ou melhora das habilidades práticas dos alunos avaliados no referido ensaio clínico é descrito no Capítulo 2. Outros resultados secundários de aprendizagem e centrados no aluno também foram explorados no este capítulo. Os capítulos 3 e 4 trazem avaliações econômicas relacionadas à implementação da estratégia educacional. O Capítulo 4 também incluiu uma avaliação econômica completa para verificar com que eficiência os recursos poderiam ser alocados ao implementar a nova estratégia no contexto da educação odontológica. Os desafios e dificuldades que as instituições enfrentam na implementação da estratégia pedagógica inovadora durante a recente pandemia de COVID-19 são relatados no Capítulo 5. Em resumo, as dificuldades com a motivação dos alunos, planejamento geral e infraestrutura foram os principais desafios durante a implementação. No entanto, soluções interessantes foram criadas para superá-los e motivar os parceiros de implementação a continuar e disseminar sua entrega. O treinamento teórico-prático impactou positivamente nas habilidades práticas dos alunos para detecção de cárie e melhorou os resultados centrados no aluno relacionados ao seu desempenho. Além disso, este treinamento de aprendizagem ativa tem se mostrado uma alternativa custo-efetiva para melhorar as habilidades práticas dos alunos na detecção de cárie em substituição às aulas tradicionais, sendo um investimento valioso a ser disseminado em instituições de ensino. Embora, o custo incremental por aluno da implementação da atividade educacional proposta é relativamente baixo, ele representa um investimento em recursos humanos; um impacto no orçamento organizacional da instituição de ensino e deve ser esperado e planejado. Por fim, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a atividade parece adaptável em diferentes formatos e viável financeiramente. Em conclusão, o treinamento teórico-prático monitorado melhora a capacidade prática dos alunos de odontologia para detectar lesões de cárie. Também é uma opção viável, adaptável e econômica para implementar a partir da perspectiva dos tomadores de decisão educacional.
  • DOI: 10.11606/T.23.2023.tde-09052024-091049
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de criação/publicação: 2023-05-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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