skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Dimensões organizacionais de um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes químicos

Carla Aparecida Arena Ventura Angélica Silva Araújo; Marciana Fernandes Moll

Acta Paulista de Enfermagem São Paulo v. 24, n. 5, p. 650-655, 2011

São Paulo 2011

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2274659 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Dimensões organizacionais de um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes químicos
  • Autor: Carla Aparecida Arena Ventura
  • Angélica Silva Araújo; Marciana Fernandes Moll
  • Assuntos: SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL (ORGANIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO); TRANSTORNOS RELACIONADOS AO USO DE SUBSTÂNCIAS; HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
  • É parte de: Acta Paulista de Enfermagem São Paulo v. 24, n. 5, p. 650-655, 2011
  • Descrição: Objetivo: Compreender a visão de profissionais sobre as dimensões estruturais e contextuais de um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes de substâncias psicoativas do Estado de São Paulo. Métodos: Estudo qualitativo que utilizou a entrevista semiestruturada com nove profissionais e dois gestores para obter os dados que foram analisados por meio da análise temática. Resultados: A estrutura interna do serviço foi influenciada pelo ambiente externo e fundamenta-se no cuidado individualizado. Como alternativa de enfrentamento dos desafios, ressalta-se o trabalho em equipe e sobrecarga como problema resultante da dinâmica de trabalho. Conclusão: Há necessidade da contratação de profissionais para melhorar o funcionamento interno, assegurar a qualidade no atendimento e integrar a organização com os atores externos
    Objetivo: Comprender la visión de profesionales sobre las dimensiones estructurales y contextuales de un Centro de Atención Psicosocial para dependientes de sustancias psicoactivas del Estado de Sao Paulo. Métodos: Estudio cualitativo en el que se usó la entrevista semiestructurada con nueve profesionales y dos gestores para obtener los datos que fueron analizados por medio del análisis temático. Resultados: La estructura interna del servicio fue influenciada por el ambiente externo y se fundamenta en cuidado individualizado. Como alternativa de enfrentamiento de los desafios, se resalta el trabajo en equipo y sobrecarga como problema resultante de la dinámica de trabajo. Conclusión: Hay necesidad de la contratación de profesionales para mejorar el funcionamiento interno, asegurar la calidad en la atención e integrar la organización con los actores externos
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 650-655.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.