skip to main content

Atividade antimicrobiana, pH e liberação de íons cálcio de cimentos obturadores a base de MTA e hidróxido de cálcio

S. F. Chadi F. B Andrade; P Beleze-Neto Weckwerth. P. H.; Marco Antonio Hungaro Duarte; A. R Benetti; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 24, res. PR003 , Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Atividade antimicrobiana, pH e liberação de íons cálcio de cimentos obturadores a base de MTA e hidróxido de cálcio
  • Autor: S. F. Chadi
  • F. B Andrade; P Beleze-Neto Weckwerth. P. H.; Marco Antonio Hungaro Duarte; A. R Benetti; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: AGENTES ANTIMICROBIANOS; CIMENTOS ENDODONTICOS; AGREGADO DE TRIÓXIDO MINERAL; HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 24, res. PR003 , Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A atividade antimicrobiana é uma propriedade desejável para os cimentos obturadores endodônticos. O estudo avaliará, in vitro, propriedades antimicrobianas, pH e liberação de íons de cálcio de cimentos a serem estudados (Sealer 26, Dentsply Indústria e Comércio LTDA. Sealapex, Kerr Manufacturing Company; MTA Fillapex, Angelus Indústria e Comércio LTDA.; AH Plus, Dentsply Indústria e Comércio LTDA.) serão confeccionados em moldes esterilizados e armazenados a 37ºC, umidade relativa de 100%. O pH dos cimentos será registrado após 1, 2, 8, 24 e 48 horas; 1, 2, 3 e 4 semanas. A liberação de íons cálcio será medida em espectofotômetro de absorção atômica, nos mesmos momentos em que se fará a análise do pH, adicionando os seguintes intervalos de tempo: 0, 5, 10 e 20 minutos. A análise antimicrobiana dos cimentos será investigada por dois métodos: difusão em ágar e contato direto. As espécies microbianas de cepas de referências a serem testadas serão: Enterococcus faecalis, Bifidobacterium spp e Candida albicans. No método de difusão em ágar, a sensibilidade dos microorganismos será detectada pela presença ou não de halos de inibição de crescimento bacteriano, medidos com paquímetro. Para o método de conato direto, corpos-de-prova dos cimentos serão colocados em meios de cultura em caldo e o crescimento microbiano será determinado em espectofotômetro. Os dados serão submetidos à análise de variância e teste de comparações múltiplas de Tukey, nível de significância de 5%
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 24, res. PR003.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.