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Ao fim da dança: ensaios sobre o dançar e o fazer literário

Monteiro, Isabel Ramos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-05-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ao fim da dança: ensaios sobre o dançar e o fazer literário
  • Autor: Monteiro, Isabel Ramos
  • Orientador: Zular, Roberto
  • Assuntos: História Da Dança; Literatura Comparada; Ensaio Literário; Ensaio; Teoria Literária; Dança; Corpo; Testemunho; Literary Theory; Literary Essay; History Of Dance; Body; Essay; Dance; Comparative Literature; Testimony
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho trata das relações entre a dança e a literatura. Ao fim do acontecimento da dança, o texto toma lugar e ocupa portanto um espaço ambíguo; a sua existência atesta continuamente o fim da dança que o motivou e, no entanto, possibilita que se acesse rastros de sensações e imagens de uma dança para sempre perdida. Colocamos em contato dois sistemas de expressão de naturezas bastante distintas: a dança, experiência efêmera, que segundo Tavares imprime sua história em \"percursos dos movimentos traçados no ar\" (TAVARES, 2008, p. 26); e o texto, inscrito no papel, que permanece mesmo quando a dança já não mais se apresenta possível diante de nossos olhos. A partir da análise dos recursos literários empregados pelos autores do corpus da pesquisa, procuramos entender de que maneira esses textos impactam o corpo do leitor. Poderia a escrita a partir da dança tornar-se um gesto de continuidade do movimento? Além disso, poderia essa escritura promover, de algum modo, uma reflexão acerca da relação entre dança, linguagem e literatura, influenciando os próprios projetos literários desses autores? Partimos, num primeiro momento, da análise de poemas e textos escritos especificamente a partir da dança, como é o caso dos poemas \"Estudos para uma bailadora andaluza\", de João Cabral de Melo Neto, e A alma e a dança, de Paul Valéry. Em seguida, relacionamos obras de dança com obras literárias sob o enfoque da queda e do peso do corpo, conceitos e experiências importantes, presentes na dança, desde o butô até a dança contemporânea. Por fim, buscamos analisar a entrada de movimentos pedestres, como o caminhar, em obras de dança, relacionando esse gesto com a entrada do \"infra-ordinário\", nas palavras de Georges Perec, na poesia, com o uso do verso livre, da escrita feita a partir de citações e referências do cotidiano, com a inclusão da própria experiência e reflexões sobre o ato de escrever, sobre o próprio corpo, sobre o ato de dançar. No final de cada capítulo há uma coda, que é tanto a preparação para o assunto do capítulo seguinte, quanto um modo mais experimental de exercitar a escrita como experiência de dança. A última coda é assumidamente poética e os acontecimentos pessoais vivenciados pela autora ao longo da dissertação dialogam com os assuntos e textos da pesquisa.
  • DOI: 10.11606/D.8.2022.tde-24102022-124941
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2022-05-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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