skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
O grupo como dispositivo de formação docente e a inclusão dos debates de raça gênero e classe em escolas públicas
Luiza Ribeiro Xavier Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
2023
Item não circula. Consulte sua biblioteca.
(Acessar)
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O grupo como dispositivo de formação docente e a inclusão dos debates de raça gênero e classe em escolas públicas
Autor:
Luiza Ribeiro Xavier
Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Assuntos:
GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS)
;
RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS
;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
;
EMANCIPAÇÃO
;
Care
;
Cuidado
;
Formação Docente
;
Race Relations
;
Relações Raciais
;
Teacher Training
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A inclusão de temáticas ligadas a gênero, raça e classe nas escolas é uma potente ferramenta de emancipação no processo pedagógico. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições teóricas e práticas de uma psicologia implicada com a implementação dos debates de gênero, raça e classe na escola, por meio do acompanhamento de um grupo de professores vinculados a um projeto temático que pretende fomentar a construção de um currículo renovado com base em docências compartilhadas com artistas e pesquisadores. A partir de uma metodologia qualitativa segundo uma abordagem cartográfica (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), foi constituído um grupo com os professores em uma escola estadual localizada na região metropolitana de São Paulo, no qual foi ofertado aos docentes um espaço de enfrentamento aos desafios coletivos relacionados a uma prática que introduz temáticas raciais, de gênero e de cuidado nas escolas. O grupo foi concebido como grupo-dispositivo, de caráter ativo, conectado pela processualidade que os atravessa. Consideramos que os resultados produzidos por esta pesquisa foram a construção de um espaço de acolhimento, compartilhamento de experiências e de criação de novas estratégias didáticas para o corpo docente da escola. Também avaliamos a partir dos relatos deste presente estudo que a construção teórica, prática e de reflexão sobre o processo grupal constitui-se como um importante caminho metodológico para a implementação da Lei 10.639
Data de criação/publicação:
2023
Formato:
99 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript