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O uso de visualizações no ensino de Química e de Física: a formação pedagógica dos professores

Ferreira, Celeste Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2013-12-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O uso de visualizações no ensino de Química e de Física: a formação pedagógica dos professores
  • Autor: Ferreira, Celeste Rodrigues
  • Orientador: Arroio, Agnaldo
  • Assuntos: Trabalho Colaborativo; Concepções Sobre O Uso De Visualizações; Formação De Professores; Integração De Visualizações Na Sala De Aula; Reflexão Sobre A Prática; Teacher Training; Reflection On Practice; Integration Of Visualizations In The Classroom; Conceptions About Visualizations Use; Collaborative Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Com este estudo, procurou-se pesquisar o processo de integração de visualizações em sala de aula e conhecer o impacto de um curso de formação continuada, que visa discutir e promover o uso de visualizações no ensino de Química e Física, nas concepções de professores em serviço de Química no Brasil e Física e Química em Portugal. Pretendeu-se identificar as concepções prévias que estes professores apresentaram no início do curso sobre o uso de visualizações, e as possíveis mudanças que ocorreram após o envolvimento no curso. Procurou-se, igualmente, caracterizar as abordagens pedagógicas que os professores utilizaram e as dificuldades que estes encontraram durante o uso de visualizações no ensino de Química e Física. Neste trabalho foi usada uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa, tendo participado catorze professores de Química e Ciências Naturais do Ensino Fundamental e Médio de catorze escolas públicas pertencentes à região da Grande São Paulo e catorze professoras de Física e Química do Ensino Básico e Secundário de oito escolas públicas pertencentes à região da Grande Lisboa. Dado que este estudo foi aplicado em dois contextos a estratégia escolhida foi de estudo de dois casos, o caso do Brasil e o caso de Portugal. Usaram-se vários instrumentos de coleta de dados: observação naturalista, questionários, entrevistas e documentos escritos. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até à saturação das categorias. Os resultados revelaram a existência de mudanças nas concepções acerca do uso de visualizações. No caso do Brasil, as mudanças foram mais acentuadas nos motivos para o uso das visualizações e nos critérios de seleção destes recursos. Neste grupo, após a formação os professores mostraram-se mais conscientes do impacto das visualizações na construção do conhecimento, para além, do papel motivacional. Da mesma forma, revelaram-se mais criteriosos na escolha destes recursos. No caso de Portugal, as mudanças centraram-se nos critérios de seleção e nas potencialidades destes recursos. Neste caso, os professores manifestaram critérios mais apertados para a seleção destes recursos, além de reconhecerem outras potencialidades, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências. Em relação às abordagens utilizadas, em ambos os casos prevaleceram abordagens que procuravam desviar-se do ensino por transmissão de conhecimentos, tentando os professores incorporar estratégias nas suas sequências didáticas de base construtivista. No que diz respeito às dificuldades apresentadas pelos professores para integrarem estes recursos nas suas práticas, no caso do Brasil estas se situaram quer no plano técnico, quer no plano pedagógico. As dificuldades no plano técnico estão relacionadas com o uso de visualizações incorporadas em tecnologia (simulações, animações) e as dificuldades pedagógicas estão relacionadas com a insegurança quanto ao papel destes recursos na aprendizagem. No caso de Portugal, estas dificuldades, foram mais evidentes no plano pedagógico, nomeadamente no papel do professor em relação a estes recursos. Neste estudo apresentou-se e testou-se um modelo de formação continuada assente nos desafios teóricos e práticos que se colocam aos professores cujo impacto foi considerado positivo. Desta forma, foi possível colocar em evidência algumas concepções e dificuldades de professores para integrar visualizações em sala de aula e apresentar sugestões para caminhos de pesquisas futuras.
  • DOI: 10.11606/T.81.2013.tde-23072014-215207
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2013-12-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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