skip to main content

Professores de arquitetura diante da questão do desenvolvimento humano e da inclusão social das pessoas com deficiência

Mazo, Raquel ; Leite, Lúcia Pereira

Interaç̧ão em psicologia, 2012-06, Vol.16 (1) [Periódico revisado por pares]

Parana: Universidade de Federal do Paraná - Departmento de Psicologia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Professores de arquitetura diante da questão do desenvolvimento humano e da inclusão social das pessoas com deficiência
  • Autor: Mazo, Raquel ; Leite, Lúcia Pereira
  • Assuntos: acessibilidade ; arquitetura ; deficiência ; ensino ; psicologia
  • É parte de: Interaç̧ão em psicologia, 2012-06, Vol.16 (1)
  • Descrição:   A Psicologia Histórico-Cultural entende que o indivíduo se apropria da cultura e se desenvolve pelas interações sociais. O arquiteto atua indiretamente sobre o desenvolvimento humano, produzindo espaços que possibilitam variados níveis de interação entre os indivíduos. Para responder se os cursos de graduação brasileiros em Arquitetura formam profissionais que favoreçam a inclusão social das pessoas com deficiência, esta pesquisa investigou a concepção de professores de um curso público de Arquitetura sobre temas relacionados à problemática. Os relatos obtidos em entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo categorial. Nos resultados, com exceção da concepção de Arquitetura, entendida como área do conhecimento que traz ganhos à vida humana, predominaram concepções pouco reflexivas e mais técnicas. Palavras-chave: psicologia; acessibilidade; deficiência; ensino; arquitetura.  
  • Editor: Parana: Universidade de Federal do Paraná - Departmento de Psicologia
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.