skip to main content

Influência da geração de laboratório, temperatura e hospedeiro no parasitismo de duas espécies de trichograma (hym. trichogramatidae) coletadas em diatraea saccharalis (fabr., 1794) (lep.: Pyralidae)

Eloisa Salmeron Sinval Silveira Neto

1989

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (SALMERON, E. )(Acessar)

  • Título:
    Influência da geração de laboratório, temperatura e hospedeiro no parasitismo de duas espécies de trichograma (hym. trichogramatidae) coletadas em diatraea saccharalis (fabr., 1794) (lep.: Pyralidae)
  • Autor: Eloisa Salmeron
  • Sinval Silveira Neto
  • Assuntos: CONTROLE BIOLÓGICO; ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA; PLANTAS PRODUTORAS DE AÇÚCAR; INSETOS PARASITAS
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Foi estudado o efeito da temperatura (18, 20, 22, 25, 30 e 32'GRAU'C) e do hospedeiro Diatraea saccharalis(Fabr., 1794), Anagasta kuchniella (Zeller, 1879) e Sitotroga cerealella (oliv., 1819) sobre duas espécies de Trichogramma: Trichogramma distinctum Zucchi, 1988 e Trichogramma galloi ZZucchi, 1988. Foram realizados testes de confinamento em laborário e livre escolha (olfatômetro); paralelamente, estudou-se a "qualidade" do parasitóide produzido ao longo das gerações, para se determinar o momento da introdução de populações de campo. Conclui-se que em testes de confinamento, o tratamento com lâmpada germicida provocou o ressecamento de ovos de D. saccharalis, diminuindo o parasitismo e a emergência de T. distinctum. A temperatura não afetou o parasitismo de T. distinctum em D. saccharalis. T. distinctum parasitou os ovos dos hospedeiros alternativos, preferencialmente na faixa de 22 a 25'GRAU'C. Em testes de livre escolha, T. distinctum preferiu os hospedeiros alternativos em relação à D. saccharalis, com parasitismo e emergência maiores. O parasitismo foi semelhante nos dois hospedeiros alternativos nas temperaturas mais baixas. Nos testes de controle de qualidade, ocorreu uma degeneração da população de T. galloi a partir de 'F IND. 19', com uma menor capacidade de parasitismo. A emergência e a longevidade do parasitóide diminuíram a partir de 'F IND. 15', ocorrendo também a partir daí, uma alteração do padrão normal do rítmo de parasitismo. A
    partir de 'F IND. 15'devem ser introduzidos insetos do campo para revigorar a população de laboratório
  • Data de criação/publicação: 1989
  • Formato: 105 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.