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Prologue, Périodes, Partiels e Modulations, de Gérard Grisey: análise musical em diálogo com os escritos do compositor

Pinto, Daniel Paes De Barros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2013-08-26

Acesso online

  • Título:
    Prologue, Périodes, Partiels e Modulations, de Gérard Grisey: análise musical em diálogo com os escritos do compositor
  • Autor: Pinto, Daniel Paes De Barros
  • Orientador: Moreira, Adriana Lopes da Cunha
  • Assuntos: Análise Musical; Périodes; Partiels; Modulations; Composição Musical; Prologue
  • Descrição: Este trabalho se propõe estudar as peças Prologue (1976), Périodes (1974), Partiels (1975) e Modulations (1977), do compositor francês Gérard Grisey (1946-1998). As peças são integrantes do ciclo Les Espaces acoustiques, obra fundamental para a compreensão do que se convencionou chamar espectralismo francês. Além de sua importância como ponto de referência em sua época, o ciclo é também significativo do ponto de vista do desenvolvimento da linguagem do compositor, porque, composto ao longo de onze anos (1974-1985), apresenta momentos diversos do estabelecimento de sua linguagem. O trabalho de análise foi construído, principalmente, com base nos escritos teóricos do compositor, reunidos postumamente em um volume intitulado Écrits, publicado em 2008. Em nossa análise, buscamos encontrar nas peças a aplicação prática das principais preocupações apontadas por Grisey em seus textos. Além dos textos de Grisey, as análises são apoiadas também por outros autores que se dedicaram à sua música, como Jerôme Baillet, Philippe Leroux e François Féron. As análises são precedidas por um primeiro capítulo, que trata das maiores influências recebidas pelo compositor das mãos de seus mestres, no Conservatório de Paris, na Villa Médicis e em Darmstadt. São apontados pontos de conexão com a obra de Olivier Messiaen, Karlheinz Stockhausen, Gyorgy Ligeti, Iannis Xenakis e Giacinto Scelsi. Nas conclusões, buscamos esboçar um sumário das ideias compiladas por Grisey em relação a passagens específicas das peças analisadas no trabalho. Incluímos um anexo, contendo traduções das bulas e instruções para performance das peças estudadas. O trabalho se justifica por contribuir para a compreensão e divulgação de uma música que começa a ser mais amplamente explorada no Brasil, tanto do ponto de vista da performance, como em seus aspectos teóricos.
  • DOI: 10.11606/D.27.2013.tde-11022014-122518
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2013-08-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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