skip to main content

Imprevisibilidade de resposta biológica no reimplante dentário relato de caso

L. B Kandalaft N. M Santos; F. Q Ionta; G. C Oliveira; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Daniela Rios; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro" (30. 2017 Bauru)

Journal of Applied Oral Science Bauru v. 25, sp. issue, p. 155, res. OD01, 2017.

Bauru 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Imprevisibilidade de resposta biológica no reimplante dentário relato de caso
  • Autor: L. B Kandalaft
  • N. M Santos; F. Q Ionta; G. C Oliveira; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Daniela Rios; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro" (30. 2017 Bauru)
  • Assuntos: REIMPLANTE DENTÁRIO; TRAUMATISMOS DENTO-ALVEOLAR; PERDA DE DENTE
  • É parte de: Journal of Applied Oral Science Bauru v. 25, sp. issue, p. 155, res. OD01, 2017.
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2017.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Crianças e adolescentes são frequentemente vítimas de traumatismos dentoalveolares. Essa condição é a terceira causa mais comum de perdas dentárias, podendo causar prejuízos estéticos, funcionais e emocionais ao paciente. Muitas vezes a conduta terapêutica adotada é correta, porém o prognóstico é incerto. O objetivo desse trabalho é descrever o caso clínico de um paciente do sexo masculino, seis anos de idade após lesão traumática que causou a avulsão do dente 21 e relatar os desdobramentos da resposta biológica do dente após um período de 8 meses. O dente 21 apresentava rizogênese incompleta e foi armazenado em soro, os pais relataram um período aproximado de 60 minutos entre a avulsão e o tratamento, desta forma foi realizado o reimplante considerado imediato. No atendimento foi priorizada a rápida recolocação do dente no seu alvéolo, a seguir realizou-se uma contenção semi-rígida estendendo do dente 53 ao 64 com resina composta e fio ortodôntico de 0,4 mm, o qual foi removida após 2 semanas. Os pais foram orientados quanto a alimentação, que deveria ser pastosa na primeira semana e sobre a aplicação de clorexidina gel para auxiliar a higiene bucal. Foram realizados controles clínicos e radiográficos bimestrais. Após 8 meses, apesar de não ter sido observada alteração pulpar, na radiografia periapical foi constatado início de reabsorção por substituição da raiz. Clinicamente, o dente apresentou-se em infra oclusão demonstrando o comprometimento e morte de regiões significativas do ligamento periodontal devido ao trauma e/ou tempo decorrido para o tratamento. Pode-se concluir, que mesmo frente a condições aparentemente favoráveis para o reimplante dentário, a resposta biológica relacionada à polpa e ligamento periodontal é imprevisível e pode influenciar negativamente no prognóstico.
    No caso relatado, mesmo com o reimplante imediato e com os cuidados de manuseio da raiz durante o procedimento, o ligamento periodontal foi comprometido levando a reabsorção externa.
  • Editor: Bauru
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 155, res. OD01.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.