skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Speech therapy intervention for teachers of elementary school: experience report/Intervencao fonoaudiologica junto aos docentes do ensino fundamental: relato de experiencia

Gomes, Renata Christina Vieira ; de Vasconcellos, Zinda Maria Carvalho

Revista CEFAC, 2014-11, Vol.16 (6), p.2060 [Periódico revisado por pares]

CEFAC - Associacao Institucional em Saude e Educacao

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Speech therapy intervention for teachers of elementary school: experience report/Intervencao fonoaudiologica junto aos docentes do ensino fundamental: relato de experiencia
  • Autor: Gomes, Renata Christina Vieira ; de Vasconcellos, Zinda Maria Carvalho
  • Assuntos: Analysis ; Speech therapy ; Teachers
  • É parte de: Revista CEFAC, 2014-11, Vol.16 (6), p.2060
  • Descrição: Purpose: the main objective of this article it's to describe a speech-advice model. Methods: research and analysis of orthographical errors using as basis the contents of 97 papers, created in the 2th.5th. grades of the elementary school. From the characterized orthographical errors, was planned a action with four Portuguese teachers of the 5th. grade of the elementary school and the pedagogical coordinator. Were realized 12 weekly and interventional reunions with the duration of an hour each, where the obstacles in the acquisition of the orthographical system, reflections regarding the literacy, pedagogical praxis and alterations in methods considered ineffective were debated using the student's papers as basis. Results: was perceived that the orthographical errors increased as the grades risen. It was formulated the hypothesis which the students of the 2th. grade committed few orthographical errors because they were following textual models and using a limited vocabulary. It was realized a qualitative re-evaluation of the papers who confirmed the cited hypothesis. As an result of the researching group, was verified a increase of the teachers' professional autonomy, which started to better comprehend the writing difficulties of the students, then drawing more efficient didactical tactics to suppress these problems. Conclusion: the ratification of hypothesis that the amount of orthographical errors can't represent an good indicator concerning the real writing mastery, resulted in significative benefit for the teachers which, accessing this data and taking that for themselves, could create new teaching strategies from the debated contents of the research. KEYWORDS: Faculty; Handwriting; Learning; Educational Status Objetivo: descrever um modelo de assessoria fonoaudiologica. Metodos: levantamento e analise de erros ortograficos a partir de 97 redacoes das turmas de 2a a 5a serie do ensino fundamental. A partir da caracterizacao dos erros ortograficos foi delineada a acao com as quatro professoras do ensino fundamental, a professora de Portugues da quinta serie e a orientadora pedagogica. Foram realizados doze encontros semanais interventivos de uma hora, onde foram discutidos, por meio das redacoes dos proprios alunos, os problemas de aquisicao do sistema ortografico, reflexoes sobre a alfabetizacao, pratica pedagogica e modificacao de condutas consideradas ineficazes. Resultados: constatou-se que os erros ortograficos aumentavam a medida que as series avancavam. Foi formulada a hipotese de que os alunos da segunda serie teriam cometido poucos erros ortograficos por estarem seguindo modelos de texto e utilizando vocabulario limitado, foi realizada uma reavaliacao qualitativa das redacoes, que confirmou esta hipotese. Como resultado do grupo de estudos, verificou-se o aumento da autonomia profissional das professoras, que passaram a compreender melhor as dificuldades de escrita dos alunos, desenvolvendo estrategias didaticas mais eficazes para reverter tais problemas. Conclusao: a confirmacao da hipotese de que a quantidade de erros pode nao representar um bom indicador quanto ao real dominio da escrita, trouxe um proveito significante para os professores que ao terem acesso a esta informacao, tomaram-na para si, criando a partir do conteudo discutido, novas estrategias de ensino. DESCRITORES: Docentes; Escrita Manual; Aprendizagem; Escolaridade
  • Editor: CEFAC - Associacao Institucional em Saude e Educacao
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.