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Gênero e acesso ao ensino superior: mulheres estudantes das camadas populares na USP

Martins, Luciana Bobato

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2019-06-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Gênero e acesso ao ensino superior: mulheres estudantes das camadas populares na USP
  • Autor: Martins, Luciana Bobato
  • Orientador: Piotto, Débora Cristina
  • Assuntos: Desigualdade De Gênero; Ensino Superior; Mulheres; Gender Inequality; Higher Education; Women
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Diversas pesquisas têm abordado o crescente número de mulheres nos mais variados níveis de ensino. Porém, o maior índice de escolaridade das mulheres em relação aos homens não se converteu diretamente em termos de benefícios sociais, pois, apesar de apresentarem maior longevidade e rendimento escolar se comparadas aos homens, as mulheres enfrentam, desde cedo, maiores atribuições no trabalho doméstico, obstáculos no mercado de trabalho e menores salários, ao desempenharem as mesmas funções exercidas pelos homens. Para além dos temas contemplados, este estudo procura investigar a presença das mulheres em uma universidade pública e a trajetória daquelas provenientes de camadas populares. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar o número geral e proporcional de mulheres estudantes na Universidade de São Paulo (USP) e conhecer trajetórias biográficas e processos de escolarização daquelas provenientes de camadas populares que ingressaram em cursos de graduação existentes em um campus desta universidade. Foi construído um banco de dados secundário com base nas informações disponibilizadas no sítio da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Por meio dessas informações, foram analisadas em quais carreiras as mulheres se inscrevem e se matriculam em maior ou em menor proporção do que os homens durante uma série histórica de dez anos (2007-2016) em um campus da USP. Os dados foram submetidos ao teste estatístico denominado X2 com a finalidade de comparar diferentes proporções e as chances de aprovação por sexo em cada carreira. Os resultados da análise estatística apontam que, das 26 carreiras existentes no campus, apenas em uma, ou seja, em Fonoaudiologia, as mulheres apresentaram maiores chances de aprovação do que os homens. Em 9 carreiras não houve diferenças estatisticamente relevantes. Nas demais 16 carreiras analisadas as chances de os homens serem aprovados no exame do vestibular foram maiores do que as das mulheres. As carreiras de Medicina, Direito e Ciências Contábeis apresentaram as maiores taxas de desigualdade, quando comparados os números de mulheres inscritas e o de aprovadas. Embora as mulheres sejam a maioria em algumas carreiras, ainda há disparidades, quando se observam os dados relativos à inscrição/matrícula delas. As causas desse fenômeno necessitam de outras investigações, mas é possível traçar algumas hipóteses relacionadas aos papéis sociais atribuídos às mulheres, às práticas escolares, familiares e sociais de cunho machista e patriarcal que vêm operando em uma lógica de exclusão de um grande número de mulheres no interior das universidades públicas. Os dados quantitativos aos estudos biográficos realizados por meio de duas entrevistas semiestruturadas com mulheres provenientes de camadas populares, estudantes dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia revelam que as mulheres ainda são mais responsabilizadas quanto ao trabalho doméstico em relação aos seus irmãos homens e são, desde cedo, expostas a triplas jornadas, divididas entre trabalhos remunerados realizados durante infância e adolescência, estudos e afazeres domésticos realizados em suas casas. A metáfora do Labirinto de cristal foi útil para tentar compreender tanto os dados quantitativos quanto qualitativos, pois as dificuldades, explicitadas pelas estudantes durante suas entrevistas, podem também ser fatores que se relacionam com os motivos pelos quais as mulheres apresentam menores chances de ingresso em diversas carreiras quando se compara a relação inscrição/matrícula no referido campus
  • DOI: 10.11606/D.59.2019.tde-13082019-101025
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2019-06-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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