skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Taxa de sucesso de "overdentures" implanto-suportadas em maxilas fissuradas: estudo retrospectivo de 10 anos

Mônica Moraes Waldemarin Lopes M. L. R Rezende; L. G. N Melo; Euloir Passanezi; Sebastião Luiz Aguiar Greghi; Adriana Campos Passanezi Sant'Ana; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (22. 2005 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 19, p. 245, Sept. 2005. Supplement

São Paulo 2005

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Taxa de sucesso de "overdentures" implanto-suportadas em maxilas fissuradas: estudo retrospectivo de 10 anos
  • Autor: Mônica Moraes Waldemarin Lopes
  • M. L. R Rezende; L. G. N Melo; Euloir Passanezi; Sebastião Luiz Aguiar Greghi; Adriana Campos Passanezi Sant'Ana; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (22. 2005 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: OSSEOINTEGRAÇÃO; PRÓTESE DENTÁRIA; FISSURA PALATINA
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 19, p. 245, Sept. 2005. Supplement
  • Descrição: Maxilas fissuradas edêntulas representam dificuldades para a reabilitação protética convencional, devido à deficiência de retenção e estabilidade freqüentemente presentes nesta condição. Implantes osseointegrados vêm sendo empregados com o objetivo de contornar essas dificuldades, ainda que nas condições precárias de quantidade e qualidade ósseas desses pacientes. Este estudo retrospectivo objetivou levantar a taxa de sucesso de "overdentures" implanto-suportadas em indivíduos com fissura palatina em um período de 10 anos. Assim, 22 pacientes do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, da Universidade de São Paulo em Bauru, foram tratados, totalizando 72 implantes em forma de parafusos osseointegráveis de titânio. No período em estudo foram avaliados clínica e radiograficamente os seguintes aspectos: sobrevida das próteses, sobrevida dos implantes e falhas de componentes protéticos. Foi necessária a substituição de 19 dispositivos de retenção (clipes ou cápsulas) sendo esta a falha mais freqüente, seguida do afrouxamento do parafuso do intermediário (13 casos). Os resultados revelaram 77,3% de sucesso para as próteses e 94,4% para os implantes. As falhas de implantes encontradas estavam associadas com atrofia extrema das bases ósseas e com a baixa qualidade do tecido onde os implantes foram instalados. Concluiu-se que "overdentures" implanto-suportadas, assim como implantes osseointegrados em indivíduos com fissura palatina, alcançam nível de
    sucesso comparável aos publicados internacionalmente para pacientes sem malformações
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: p. 245, resumo Pc341.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.