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Ancilla Christi, plantula sancti Francisci: o evangelho e a pobreza como forma de vida em Clara de Assis (1212-1253)

Aguiar, Veronica Aparecida Silveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2016-09-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ancilla Christi, plantula sancti Francisci: o evangelho e a pobreza como forma de vida em Clara de Assis (1212-1253)
  • Autor: Aguiar, Veronica Aparecida Silveira
  • Orientador: Campos, Flavio de
  • Assuntos: Pobreza; Forma De Vida; Movimento Franciscano; Igreja; Imitatio Christi; Church; Franciscan Movement; Form Of Life; Poverty
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: O presente trabalho teve como objetivo avaliar as problemáticas legislativas na Ordem de São Damião durante a vida de Clara de Assis (1193/4-1253). Para isso, foi feita uma análise comparativa da forma de vida de 1253 com as seguintes normas: a forma de vida de Hugolino de 1219, a Regula non bullata de 1221, a Regula bullata de 1223 e a forma de vida de Inocêncio IV de 1247. A forma de viver (do latim forma vivendi; literalmente, a forma que se deve viver) que teria sido dada por Francisco a Clara continha a máxima da altíssima pobreza e observância rigorosa do evangelho que na leitura franciscana proibía toda e qualquer tipo de propriedade. As resistências de Clara e suas coirmãs, através de cartas e pedidos à Igreja para vivenciar a pobreza prometida a Francisco, somavam-se na relutância das comunidades de Sorores minores às imposições dos papas Gregório IX (1227-1241) e Inocêncio IV (1243-1254) à Ordem de São Damião. Esta tese também discutiu o enquadramento dos movimentos femininos religiosos de seguimento franciscano e os impasses jurídicos do projeto da Igreja para o movimento franciscano. Por fim, foi avaliado de maneira serial um conjunto de bulas diretamente relacionados à Ordem de São Damião. As formas de resistência de Clara e irmãs pobres foram fundamentais para a aprovação da forma vitae que foi promulgada três dias antes da morte de Clara em 1253. A partir da análise dos aspectos acima relacionados, o principal intuito deste trabalho foi o de verificar o debate franciscano no âmbito das discussões jurídicas da Igreja e das irmãs pobres da Ordem de São Damião, com ênfase ao mosteiro em que Clara vivia.
  • DOI: 10.11606/T.8.2017.tde-08022017-111334
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2016-09-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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