skip to main content

A importância da imagem do país de origem na internacionalização de produtos brasileiros

Janaina de Moura Engracia Giraldi Dirceu Tornavoi de Carvalho

Cadernos de Pesquisas em Administração São Paulo v. 11, n. 4, p. 43-57, 2004

São Paulo 2004

Localização: FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto    (pcd 1516645 )(Acessar)

  • Título:
    A importância da imagem do país de origem na internacionalização de produtos brasileiros
  • Autor: Janaina de Moura Engracia Giraldi
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho
  • Assuntos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; COMÉRCIO EXTERIOR
  • É parte de: Cadernos de Pesquisas em Administração São Paulo v. 11, n. 4, p. 43-57, 2004
  • Descrição: Ao mesmo tempo em que a globalização dos mercados avançou, houve uma crescente expansão de pesquisas sobre o efeito país de origem no comércio internacional e na literatura de marketing. Um fluxo contínuo de estudos empíricos tem avaliado o efeito país de origem a partir de várias perspectivas. Em geral, considera-se que o país de origem influencia as avaliações de produtos pelo consumido e as suas decisões de compra. Os efeitos do país de origem nas avaliações de produtos pelo consumidor podem ser mediados por uma variedade de informações intrínsecas e extrínsecas sobre o produto e por fatores ambientais e culturais. Para a maioria dos estudos nessa área, as percepções do consumidor são importanetes porque irão, no final, influenciar suas escolhas por um produto ou uma marca. Como as organizações lidam com recursos limitados, elas precisam tentar desenvolver estratégias apropriadas à sua base de recursos. Nesse sentido, o país de origem pode vir a ser utilizado como parte de uma estratégia de diferenciação de produtos brasileiros em mercados internacionais
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: p. 43-57.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.