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A permanência do efémero: Os pavilhões do Brasil na Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922

Camila Miranda Feltrin

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Citações Citado por
  • Título:
    A permanência do efémero: Os pavilhões do Brasil na Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922
  • Autor: Camila Miranda Feltrin
  • Descrição: No prelúdio da investigação para esta tese de doutoramento interessou conhecermos mais sobre os efêmeros pavilhões do Brasil em exposições internacionais. A partir de uma vasta pesquisa em arquivos, encontramos na Exposição em Comemoração ao Centenário da Independência Brasileira (1922) um considerável potencial de investigação. O que mais nos atraiu neste evento foi a vontade de categorizar a arquitetura brasileira de moderna, apesar dos seus primeiros passos serem pouco claros, emergindo de discursos que afirmavam um estilo arquitetônico nacional através do revival da arquitetura colonial. Outro ponto de interesse foi a marcante luta pela afirmação da profissão de arquiteto no Brasil. Foi na Exposição do Centenário que os arquitetos ganharam a exclusividade, pela primeira vez, para estarem a cargo de projetos públicos. Os objetos de estudo para a tese se limitam aos pavilhões nacionais da Exposição de 1922 e aos arquitetos responsáveis por essas obras (Nestor de Figueiredo, Archimedes Memória, Armando de Oliveira, Morales de los Rios Filho, Sylvio Rebecchi, Gastão Bahiana e Hypolito Pujol Junior). Esses jovens arquitetos, eram responsáveis pelo ensino da arquitetura, defesa profissional e se destacaram entre os profissionais mais competentes do país na década de 1920. Propusemo-nos a investigar os pavilhões nacionais através do percurso da carreira de seus autores, ao colocar essas obras no centro deste percurso, com a intenção de avaliar as suas obras prévias e posteriores a Exposição e assim construímos uma narrativa que elucida o caminho trilhado por esses profissionais em busca da almejada modernidade da arquitetura brasileira, tendo os pavilhões como pivô nesta investigação. Interessou-nos perceber como se deu a permanência dessas obras efêmeras e chegamos à conclusão de que o que permaneceu foi a intenção de construir um país moderno. Para fundamentar a pesquisa, conveio-nos contextualizar os casos dos pavilhões do Brasil a outros pavilhões internacionais e encontramos nos pavilhões latino-americanos algumas proximidades, principalmente quanto a intenção de busca da modernidade através do passado colonial. No âmbito do segundo centenário da independência brasileira (2022) essa tese é dedicada para quem tenha interesse sobre a história da arquitetura brasileira e sobre a arquitetura dos pavilhões nacionais na ocasião da comemoração do primeiro centenário da nação. The prelude for this doctoral thesis came from interest in the ephemeral Brazilian pavilions in international expositions. Through deep research of national archives, we identified the International Exposition in Celebration of the Centennial of Brazil's Independence (1922) to be a fruitful field for investigation. What attracted our eyes to this event was the initiative to categorize the Brazilian architecture as modern, although it was not clear at the time. Those efforts arose from the discourse to affirm a national architectural style, one based on the colonial architecture revival. Another topic of interest for us was the battle to establish the architect profession in Brazil. The Exposition was the first event that the government placed architects in charge of. The objects of study for this doctoral thesis are the national pavilions of the 1922 Exposition and the architects in charge of those constructions: Nestor de Figueiredo, Archimedes Memória, Armando de Oliveira, Morales de los Rios Filho, Sylvio Rebecchi, Gastão Bahiana e Hyppolyto Pujol Junior. Those young architects were responsible for teaching architecture. They battled for the establishment of the architects profession, and they were among the most reputable architects in the country during the 1920s. We set out to investigate the national pavilions through the career paths of the designers, placing the constructions in the center of the path. By evaluating their previous and posterior works in relation to the Exposition, we were able to build a narrative that elucidates the actions taken by these professionals in the search for the desired modernity of Brazilian architecture. We were interested in understanding how the experience of designing the ephemeral pavilions influenced future projects of the architects involved. We concluded that what remained of this experience was the intention of build a modern country. To support the research, we decided to contextualize the cases of the Brazilian pavilions in other international pavilions. Interestingly, we found similarities in the Latin American pavilions, mainly in terms of the search for modernity through the colonial past. As we approach the second centenary of Brazilian independence (2022), this thesis is dedicated to all those interested in the history of Brazilian architecture and the architecture of national pavilions in the nation's first centenary.
  • Idioma: Português

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