skip to main content

A aventura de um educador-artista no ensino de artes cênicas com crianças nos anos iniciais

Theda Cabrera Francisco Souza da Silva

PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG Belo Horizonte, MG v. 11, n. 23, p. 95-129, set./dez. 2021

Belo Horizonte, MG 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A aventura de um educador-artista no ensino de artes cênicas com crianças nos anos iniciais
  • Autor: Theda Cabrera
  • Francisco Souza da Silva
  • Assuntos: TEATRO ESCOLAR; ARTE-EDUCAÇÃO; JOGOS TEATRAIS; ENSINO FUNDAMENTAL
  • É parte de: PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG Belo Horizonte, MG v. 11, n. 23, p. 95-129, set./dez. 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32869. Acesso em: 01 mar. 2023
  • Descrição: O presente trabalho reflete experiências da prática teatral com crianças de 7 e 8 anos das séries iniciais em uma escola do município de Cubatão/SP. Nos processos de ensino desenvolvidos buscou-se compreender como as narrativas das crianças, criadas por meio do jogo de improvisação possibilitam o aprendizado prático das artes cênicas e também oportunizam um espaço de fala das crianças sobre seus cotidianos. A investigação etnográfica possibilitou a descrição dos encontros das crianças com a arte, e ao mesmo tempo, os saberes e fazeres artísticos-pedagógicos do educador-artista. A estrutura de jogos de improvisação utilizadas nessas práticas oportunizou aos educandos e ao educador lerem seus mundos e também, em menor medida e mais modesta envergadura, recriar e criar novos mundos.
  • Editor: Belo Horizonte, MG
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 95-129.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.