skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Acurácia e reprodutibilidade de mensurações lineares das tábuas ósseas em tomografia computadorizada cone beam

C. S. Massaro Guilherme dos Reis Pereira Janson; C. C Menezes; L Cambiaghi; Daniela Gamba Garib; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 70, res. PIa062, Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Acurácia e reprodutibilidade de mensurações lineares das tábuas ósseas em tomografia computadorizada cone beam
  • Autor: C. S. Massaro
  • Guilherme dos Reis Pereira Janson; C. C Menezes; L Cambiaghi; Daniela Gamba Garib; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: TOMOGRAFIA; CRANIOMETRIA; REPRODUTIBILIDADE DE RESULTADOS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 70, res. PIa062, Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A avaliação craniofacial por meio de imagens tridimensionais teve grande evolução com o surgimento da tomografia computadorizada cone beam (TCCB). Este estudo objetivou avaliar os diferentes protocolos de aquisição de imagens da TCCB (voxel de 0,2, 0,3 e 0,4mm) a partir da mensuração da espessura das tábuas ósseas, distância do ápice radicular à cortical óssea e deiscências ósseas. Foi utilizada uma amostra de 12 mandíbulas secas, sendo adquiridos os 3 protocolos de voxel para cada espécime. O tomógrafo utilizado foi o i-Cat Cone Beam 3-D Dental Imaging System/USA e, as imagens foram mensuradas por 2 examinadores previamente calibrados. Para as deiscências ósseas, também foi feita a mensuração direta no espécime com o auxílio de um paquímetro digital (Mitutoyo 500-144b). A comparação intra-examinadores foi realizada pelo teste t pareado e a análise inter-examinadores, pelo teste t independente (p<0,05). Os demais testes estatísticos, envolvendo o estudo de deiscências ósseas, incluíram o teste t pareado (p<0,05) e a fórmula de Dahlberg. Os resultados revelaram uma excelente reprodutibilidade inter-examinadores. A reprodutibilidade intra-examinadores foi muito boa, com exceção de algumas regiões dos dentes anteriores, independentemente da dimensão do voxel. Com relação às mensurações da deiscência, veirificou-se alta acurácia. O protocolo de 0,4mm de voxel apresentou maior número de erros em comparação aos demais protocolos, revelando uma tendência na melhor avaliação dos exames com menor dimensão de voxel. Foi possível verificar uma boa acurácia e reprodutibilidade da TCCB
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 70, res. PIa062.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.