Mulheres com 50 anos ou mais e a epidemia de AIDS: proposta de jogo educativo para a estratégia saúde da família
ABCD PBi


Mulheres com 50 anos ou mais e a epidemia de AIDS: proposta de jogo educativo para a estratégia saúde da família

  • Author: Rodrigues, Daniela Angelo De Lima
  • Supervisor: Praça, Neide de Souza
  • Subjects: Promoção Da Saúde; Síndrome De Imunodeficiência Adquirida; Saúde Do Idoso; Saúde Da Mulher; Hiv; Acquired Immunodeficiency Syndrome; Health Promotion; Health Of The Elderly; Womens Health
  • Notes: Tese (Doutorado)
  • Description: O envolvimento da população feminina, em idade mais avançada, na epidemia de HIV/aids, motivou a realização desta pesquisa. Foram traçados como objetivos: considerando mulheres com idade igual ou superior a 50 anos, atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) - propor uma ação educativa voltada à promoção de saúde sobre HIV/aids; adaptar e implementar um jogo educativo sobre HIV/aids; analisar as informações sobre HIV/aids deste grupo; avaliar se um jogo educativo sobre HIV/aids, direcionado a este grupo, atua sobre seu conjunto de informações sobre HIV/aids. Foi realizado um estudo do tipo intervenção, com análise quanti-qualitativa. Os dados qualitativos foram tratados, segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), e testes estatísticos foram utilizados para os dados quantitativos. Empregaram-se como referenciais teóricos para a análise dos resultados a Promoção da Saúde e a Teoria Social Cognitiva. O estudo foi realizado na região atendida pelas equipes da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Jardim São Jorge, localizada no município de São Paulo. Como critérios de inclusão consideraram-se: mulheres com idade igual ou superior a 50 anos, residentes na referida região e ser cadastrada por uma das equipes da ESF. O único critério de exclusão foi a presença de comprometimento cognitivo. Participaram da pesquisa 95 mulheres no Grupo Controle (GC) e 50 mulheres no Grupo Intervenção (GI). Em um primeiro momento (M-I), as participantes do GC responderam ao instrumento de coleta de dados, e as mulheres do GI, o fizeram logo após terem participado do jogo educativo. Em um segundo momento (M-II), ocorrido após o período compreendido entre um a dois meses do M-I, as participantes dos dois grupos responderam novamente ao mesmo instrumento. Constatou-se que as mulheres levaram para os grupos crenças e informações incorretas sobre HIV/aids. O instrumento utilizado na coleta de dados foi elaborado, segundo o Modelo de Crenças em Saúde, com questões agregadas em cinco categorias: conhecimento sobre HIV/aids, percepção de suscetibilidade, percepção de severidade, relação benefícios e barreiras percebidos e motivação para agir. A análise estatística dos dados encontrados por meio da sua aplicação, demonstrou maior média de respostas adequadas para o GI, no M-I, em todas as categorias, inclusive com diferença estatística significante. Os resultados do M-II mostraram persistência desta situação somente para três categorias. Houve elevação no número de repostas adequadas, para a maioria das questões, para os dois grupos no M-II. Aparentemente, a própria entrevista e a intervenção motivaram as mulheres participantes do estudo a procurar por esclarecimentos sobre o assunto. Também foi possível identificar a provável disseminação das informações transmitidas na intervenção para pessoas do convívio das participantes. Dessa forma, o jogo educativo se mostrou efetivo para a transmissão de informações sobre HIV/aids e para o estímulo do debate de assuntos relacionados à epidemia de HIV/aids. Também apresentou características que se adaptam a realidade das equipes da ESF, podendo ser adotado pelos profissionais que as compõem. Defende-se a importância da multiplicação de estudos sobre intervenção para a prevenção da infecção pelo HIV, em especial para a população feminina.
  • DOI: 10.11606/T.7.2011.tde-24052011-091642
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Creation Date: 2011-03-22
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese
 
Available:
  • EE - Escola de Enfermagem (T4033 )