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Uso de jogo interativo na aprendizagem de estudantes de fonoaudiologia sobre o sistema miofuncional orofacial

Rondon, Silmara

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2012-10-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uso de jogo interativo na aprendizagem de estudantes de fonoaudiologia sobre o sistema miofuncional orofacial
  • Autor: Rondon, Silmara
  • Orientador: Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • Assuntos: Anatomia; Sistema Estomatognático; Instrução Por Computador; Fonoaudiologia; Fisiologia; Aprendizagem; Computer-Assisted Instruction; Learning; Physiology; Anatomy; Speech Language And Hearing Sciences; Stomatognathic System
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi comparar dois métodos de aprendizagem sobre Anatomia e Fisiologia do Sistema Miofuncional Orofacial (SMFO) em estudantes do segundo ano do curso de Fonoaudiologia: método interativo (com uso de um jogo computacional) e método tradicional (com uso de textos resumidos associados a figuras pertinentes), no que se refere à aprendizagem e à retenção de conhecimento. Foram sujeitos do estudo 29 estudantes do segundo ano do curso de Fonoaudiologia os quais estavam cursando uma disciplina sobre Anatomia e Fisiologia do SMFO. A disciplina incluía aulas expositivas e um horário de estudo em que foram aplicados os dois métodos de aprendizagem propostos. Cada estudante foi alocado randomicamente em um dentre dois grupos: Grupo I (GI) 15 estudantes os quais foram submetidos ao método de aprendizagem por meio do jogo computacional; Grupo II (GII) 14 estudantes os quais foram submetidos ao método de aprendizagem tradicional. Os dois métodos foram desenvolvidos com a mesma duração (uma hora, uma vez por semana) e foram aplicados pelo mesmo tutor. O processo de randomização dos grupos foi mascarado. Os estudantes foram avaliados quanto aos conhecimentos prévios (préteste: antes da aplicação dos métodos de aprendizagem); quanto à retenção de conhecimento em curto prazo (pós-teste: imediatamente após a conclusão da aplicação dos métodos de aprendizagem) e quanto à retenção de conhecimento em longo prazo (pós-teste tardio: seis meses após a conclusão da aplicação dos métodos de aprendizagem). A avaliação foi realizada por aplicação de um questionário, contendo 50 questões de múltipla escolha sobre Anatomia e Fisiologia do SMFO. O desempenho dos dois grupos foi comparado considerando-se os três momentos de testagem. Foram realizadas comparações intra e entre grupos, utilizando-se tanto o número total de respostas corretas como o número de respostas corretas de acordo com o assunto abordado (Anatomia ou Fisiologia). Os estudantes que participaram do método de aprendizagem por meio do jogo computacional apresentaram melhor desempenho no pós-teste para as questões sobre Anatomia. Os estudantes que participaram do método de aprendizagem tradicional apresentaram melhor desempenho no pós-teste e no pós-teste tardio, tanto para questões sobre Anatomia como para questões sobre Fisiologia. Neste estudo, os dois métodos de aprendizagem testados foram equivalentes no que se refere à retenção de conhecimento dos estudantes em curto prazo. O método de aprendizagem tradicional mostrou-se mais efetivo para a retenção de conhecimento em curto e longo prazo
  • DOI: 10.11606/D.5.2012.tde-13122012-143150
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2012-10-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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