skip to main content

A pesquisa baseada em design visão geral e contribuições para o ensino de ciências

Fabiana Botelho Kneubil Maurício Pietrocola

Investigações em Ensino de Ciências Porto Alegre v.22, n. 2, p. 1-16, 2017

Porto Alegre, RS 2017

Acesso online

  • Título:
    A pesquisa baseada em design visão geral e contribuições para o ensino de ciências
  • Autor: Fabiana Botelho Kneubil
  • Maurício Pietrocola
  • Assuntos: CIÊNCIA -- ESTUDO E ENSINO; ENSINO E APRENDIZAGEM; PRÁTICA DE ENSINO
  • É parte de: Investigações em Ensino de Ciências Porto Alegre v.22, n. 2, p. 1-16, 2017
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p01. Acesso em: 18 jul. 2022
  • Descrição: A pesquisa baseada em design (DBR) envolve uma nova metodologia intervencionista que busca aliar aspectos teóricos da pesquisa em educação com a prática educacional. Na área de pesquisa em ensino de ciências, a DBR tem sido usada para planejar, implementar e avaliar sequências de ensino-aprendizagem (TLS) de conteúdos específicos. No presente artigo, apresentamos um quadro geral sobre a DBR e as TLS, descrevendo a metodologia envolvida. A partir de um olhar sobre a literatura disponível, entendemos que a metodologia DBR e os estudos envolvendo TLS são abordagens que podem contribuir com a construção e consolidação de conhecimentos didáticos específicos, ou mesmo mais gerais, relacionados com a prática docente e os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.
  • Editor: Porto Alegre, RS
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 1-16.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.