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Níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem e intervenções para manejo

Mendonça, Gheysa Alves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2020-08-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem e intervenções para manejo
  • Autor: Mendonça, Gheysa Alves
  • Orientador: Costa, Simone de Godoy
  • Assuntos: Ansiedade; Psicologia; Estudantes De Enfermagem; Estresse Psicológico; Depressão; Depression; Anxiety; Psychology; Stress Psychological; Students Nursing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A depressão, ansiedade e estresse afetam diretamente o bem-estar físico e emocional dos indivíduos e, estão presentes e podem prejudicar o desempenho acadêmico de estudantes universitários e, entre os da área da saúde, o presente estudo avaliou os níveis de depressão, ansiedade e estresse de estudantes de enfermagem e intervenções para manejo. Foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira um survey, utilizando-se o DASS-21 para avaliar os níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo e; a segunda, uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se as bases de dados LILACS, PubMed, Web of Science, CINAHL e PsycInfo para localizar estudos primários e sintetizar quais têm sido as intervenções utilizadas para manejo da depressão, ansiedade ou estresse em estudantes de enfermagem. Os dados foram coletados de outubro de 2019 a janeiro de 2020. Participaram 82 estudantes dos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, com idade média de 22,1 anos (DP = 2,3) e sexo feminino (87,8%). Em relação a depressão identificou-se 26,8% estudantes nos níveis normal e leve, 73,2% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 41,5% extremamente severo. Na ansiedade, 15,8% estudantes estavam nos níveis normal e leve, 84,2% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 53,7% extremamente severo. Para estresse, 20,7% estudantes estavam nos níveis normal e leve, 79,3% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 31,7% em nível severo. A análise das intervenções utilizadas para manejo de depressão, ansiedade e estresse foi feita em amostra de 40 artigos. Observou-se diversidade de estratégias, sendo mais frequentes as baseadas em atenção plena (mindfulness), terapia cognitiva comportamental, musicoterapia, aromaterapia, ioga, entre outros. Foram identificados níveis expressivos de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem e fatores sociodemográficos importantes que devem ser melhor investigados para compreensão do fenômeno. A maior parte das intervenções descritas na literatura apresentou efeito positivo para manejo dos sintomas de depressão, ansiedade e/ou estresse entre estudantes de enfermagem. As instituições de ensino superior em Enfermagem devem avaliar estratégias disponíveis na literatura que atendam melhor ao seu contexto, visando promover saúde mental durante a formação profissional.
  • DOI: 10.11606/D.22.2020.tde-17032021-104041
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-08-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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