skip to main content

A construção narrativa de emoções no ensino-aprendizagem em tempos de pandemia

Nóbrega, Adriana Nogueira Accioly ; Griffo, Mara Regina de Almeida ; Alves, Lorena Araujo

Fórum lingüístico, 2022-05, Vol.19 (1), p.7536-7554 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Linguística

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A construção narrativa de emoções no ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
  • Autor: Nóbrega, Adriana Nogueira Accioly ; Griffo, Mara Regina de Almeida ; Alves, Lorena Araujo
  • É parte de: Fórum lingüístico, 2022-05, Vol.19 (1), p.7536-7554
  • Descrição: Neste artigo, refletimos sobre as nossas emoções, relacionadas ao ensino-aprendizagem no cenário da pandemia do COVID-19, a partir da análise das avaliações emergentes em histórias por nós relatadas. As narrativas orais foram produzidas durante uma dinâmica reflexiva, realizada com nosso grupo de pesquisa e reportam situações que afetaram nossas práticas educacionais no início da pandemia. Para analisar as contribuições do discurso avaliativo na construção das nossas emoções, propomos uma arquitetura teórica alinhada à Linguística Aplicada Contemporânea, em diálogo com as abordagens interacionais de narrativa, de avaliação e de emoções. Investigamos os três relatos inspiradas por um olhar autoetnográfico, que possibilita entendermos o mundo a partir das nossas próprias vivências. As análises dos dados sugerem que nossas emoções foram reelaboradas de formas diversas:  em “ondas” emocionais; a partir de crenças e valores sobre o fazer pedagógico; e em trajetórias de sofrimento, enfatizando o caráter transitório, fluido e dinâmico das emoções.
  • Editor: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Linguística
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.