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Teatro documentário: a pedagogia da não ficção

Solér, Marcos Marcelo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2008-06-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Teatro documentário: a pedagogia da não ficção
  • Autor: Solér, Marcos Marcelo
  • Orientador: Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
  • Assuntos: Cinema Documentário; Teatro-Educação; Teatro Documentário; Pedagogia Do Teatro; Jogo Teatral; Documentary Theater; Documentary Film; Theater Education; Theater Games; Theaters Pedagogy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação se assume como um trabalho introdutório sobre as peculiaridades de uma prática de Teatro Documentário, demonstrando como o seu caráter estético traz em si mesmo os elementos de caráter educacional. Para isso, levantamos, teoricamente, conceitos e dados históricos, a fim de aprimorarmos nossa visão acerca do que chamamos Teatro Documentário, estabelecendo uma ponte direta com a conceituação de Documentário em Cinema, presente, em especial, nos escritos do teórico norte-americano Bill Nichols. Em seguida, exemplificamos nossas idéias com uma experiência, dentro de uma instituição de ensino, centrada em práticas embebidas por preceitos constantes no sistema de Jogos Teatrais. A encenação resultante abordou a busca por um menino romeno que, segundo algumas indicações, tocava sanfona na Praça do Patriarca, no centro da cidade de São Paulo. O tema foi pretexto para a construção palmilhada de um longo caminho urbano pelo qual se [des]escreveram muitas histórias de dor, de decepções, de desilusões e desencantos, na contramão de histórias de alegrias, de risadas, de sobrevivência, de encontro e arte. Duas estátuas-vivas, dois homens-placa, um poeta, uma moradora de rua, uma transeunte e uma gari despontaram como estrelas, numa constelação despercebida por muitos, todos os dias, nas ruas, nas praças, sob os viadutos... Uma trajetória que, enfim, revelou o próprio processo. As fontes documentais exploradas foram, em grande parte, depoimentos registrados em vídeo, evidenciando o trabalho com a imagem captada.
  • DOI: 10.11606/D.27.2008.tde-13072009-184640
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2008-06-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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