skip to main content

O trabalho com professores em atividades grupais reflexivas numa abordagem sociodramática

Beatriz de Carvalho Collet e Silva Antônio dos Santos Andrade

2002

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Silva, Beatriz de Carvalho C.e )(Acessar)

  • Título:
    O trabalho com professores em atividades grupais reflexivas numa abordagem sociodramática
  • Autor: Beatriz de Carvalho Collet e Silva
  • Antônio dos Santos Andrade
  • Assuntos: PROFESSORES; INSTRUÇÃO EM GRUPO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa foi investigar o sentido e o significado da participação do professor em grupos reflexivos e os reflexos desta participação sobre suas representações e crenças referentes ao seu papel e sua identidade profissional. Buscou-se também identificar as resistências e dificuldades apresentadas pelos professores durante o processo reflexivo em superarem suas crenças e representações anteriores. Os resultados demonstraram que a compreensão das práticas pedagógicas e ações educativas pressupõe sínteses das contradições vivenciadas por estes profissionais no contexto institucional. Estas contradições são geradoras de uma desorganização nas representações sobre a própria função profissional, numa dificuldade em incorporar papéis e num, cada vez maior, desconhecimento de sua capacidade funcional e de eficiência. Destacamos neste trabalho como a ação reflexiva em grupo pode levar os professores a se motivarem para uma transformação em suas práticas, para uma conscientização política e crítica enquanto agente educativo e formador no contexto escolar. Finalmente apontamos o role-playing, tendo como referencial teórico J. L. Moreno, como estratégia eficaz na promoção da integração entre os professores e seus pares, do empenho na busca de soluções, da reflexão sobre suas ações compartilhada e por fim, do desejo e projeto de investimento numa participação mais efetiva no contexto escolar de maneira a propor transformações que impliquem em melhorias
    educacionais e conseqüentemente em uma maior identificação enquanto profissional educador e formador
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 252 p. anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.