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Teleaudiologia viabilização de uma proposta de orientação a distancia aos pais de crianças deficientes auditivas

R. T. Carneiro Deborah Viviane Ferrari; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2006 Salvador)

Anais Salvador : SBFa, 2006

Salvador 2006

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  • Título:
    Teleaudiologia viabilização de uma proposta de orientação a distancia aos pais de crianças deficientes auditivas
  • Autor: R. T. Carneiro
  • Deborah Viviane Ferrari; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2006 Salvador)
  • Assuntos: DEFICIENTE AUDITIVO; CRIANÇAS
  • É parte de: Anais Salvador : SBFa, 2006
  • Notas: Publicado em CD-ROM como Suplemento da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Descrição: Teleaudiologia: Viabilização de uma proposta de orientação a distancia aos pais de crianças deficientes auditivas.Introdução: A retenção e compreensão das informações a respeito das características da deficiência auditiva e do uso e cuidados com o aparelho de amplificação sonora individual e/ou molde auricular por parte dos pais permite que as crianças possam extrair o máximo proveito destes dispositivos. Objetivo: Os objetivos do presente trabalho foram identificar o nível de retenção da informação oferecida aos pais de crianças deficientes auditivas quanto ao diagnóstico audiológico e uso, cuidados e manipulação dos aparelhos de amplificação sonora individuais e viabilizar um programa de orientação à distância aos pais de crianças deficientes auditivas usuárias de aparelhos de amplificação sonora individuais por meio da criação de um ambiente de orientação e discussão na internet (home page). Material e Método: Participaram deste estudo 20 pais de crianças deficientes auditivas, os quais foram divididos em dois grupos; Grupo A: composto por 10 mães de crianças com idade variando entre 1 a 2 anos de idade, com deficiência auditiva neurossensorial de grau profundo bilateral, primeiras usuárias e recém adaptadas com o aparelho de amplificação sonora individual; Grupo B: composto por 10 mães de crianças com idade variando entre 1 a 3 anos de idade com deficiência auditiva neurossensorial unilateral (n=1) ou bilateral (n=9) de grau severo (n=1) ou profundo (n=9)
    usuárias de AASI por um período de 1 a 3 meses. Os participantes do grupo A e do grupo B foram solicitados a responder um questionário específico a respeito das características da perda auditiva de seus filhos bem como quanto ao uso e cuidados com o AASI e molde auricular. Também foi avaliado como os indivíduos manipulavam estes dispositivos. Resultados: Em média, 97% das orientações quanto às características da perda auditiva foram corretamente )reconhecidas logo ou até 3 meses após o seu fornecimento e em média 77% e 69% das orientações quanto ao uso e cuidados com o AASI foram corretamente reconhecidas, respectivamente, logo ou até 3 meses após o seu fornecimento. Conclusão: O presente estudo demonstrou que existe uma perda da orientação que é fornecida sobre a perda auditiva e sobre o uso e cuidados com o AASI e molde auricular. Faz-se necessária à utilização de estratégias que facilitem a retenção destas orientações
  • Editor: Salvador
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: resumo P-402.
  • Idioma: Português

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