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Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar

Bittencourt, Circe Maria Fernandes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 1993-06-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar
  • Autor: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
  • Orientador: Glezer, Raquel
  • Assuntos: Aprendizagem; Sagrada; Saber Escolar; Livro Didático; Livro De Leitura; Transposição Didática; História Do Brasil; História Da Civilização; História; Ensino De História; Editora; Disciplina Escolar; Compêndios; Textbook; Teacher Training; School Knowledge; School Disciplines; Scholarly Editions; Curriculum; Learning; History Of School Culture; History Of Education; History Textbook
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Tese (doutorado)-- faculdade de filosofia, letras e ciencias humanas da universidade de sao paulo
  • Descrição: A história do livro didático brasileiro é recuperada neste trabalho no período correspondente à instalação do Estado Nacional, juntamente com a criação das escolas públicas elementares e secundárias, até a primeira década do século atual, com as propostas de ampliação da rede escolar do regime republicano. Nesta trajetória, acompanhamos a construção do saber escolar organizado pelo poder educacional, dividido entre o Estado civil e a Igreja Católica. Em meio às disputas entre os dois setores, o livro escolar desempenhava um papel fundamental na concretização dos projetos educacionais de ambas as tendências. O livro didático foi se transformando em uma importante mercadoria das empresas editoriais que se aliaram ao Estado na divulgação dessa produção cultural que tendia a se ampliar. O saber escolar contido no livro didático é analisado pelas disciplinas História Geral e do Brasil, desvendando o processo de transposição do saber erudito para o saber a ser ensinado. Dentro dessa problemática, situamos o papel dos autores dos livros didáticos de História e o \"lugar\" de sua produção. A partir da confecção do livro didático, na qual pudemos identificar os inúmeros agentes que interferiam em sua composição, buscamos identificar como este objeto cultural era usado por professores e alunos nos diferentes espaços escolares, detectando as questões que envolveram o processo de ensino e aprendizagem do período.
  • DOI: 10.11606/T.8.2019.tde-28062019-175122
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 1993-06-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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