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Quando a Pedagogia e a História se encontram: contribuições para a formação em ensino de História nos cursos de Pedagogia

Azevedo, Acainã Luiz De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-10-07

Acesso online

  • Título:
    Quando a Pedagogia e a História se encontram: contribuições para a formação em ensino de História nos cursos de Pedagogia
  • Autor: Azevedo, Acainã Luiz De
  • Orientador: Lopes, Katia Maria Abud
  • Assuntos: Currículo; Ensino De História; Formação De Professores; Pedagogia; Curriculum; History Teaching; Pedagogy; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais saberes relativos ao ensino de História estão presentes nos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades federais do estado de São Paulo. Por meio de uma abordagem qualitativa de Teoria Fundamentada em Dados (Charmaz, 2007; Tarozzi, 2020, Thornberg, 2012), foram analisados os documentos escritos que constituem os marcos normativos dos cursos, a documentação pedagógica (projetos, matrizes, ementas e programas) entendida como os currículos prescritos por estas instituições (Sacristán, 2000; Goodson, 2001), e transcrições de entrevistas semi-estruturadas (Guazi, 2021), para compreender como historiadores e historiadores atuando como docentesformadores no ensino superior moldam os currículos que apresentam aos licenciandos. Foram considerados como pressupostos para a investigação as discussões sobre a natureza, objetivos e identidade dos cursos de Pedagogia ao longo de sua trajetória-histórica (Libâneo, 2012; Pimenta, 1999) e os conceitos de saberes docentes (Pimenta, 1999; Tardif 2012; Husbands, 2011), educação histórica, consciência histórica e Didática da História (Rusen, 2007; Lee, 2006). A partir das análises, concluímos que os currículos prescritos mantêm fragilidades apontadas em outras pesquisas (Rosa, 2019; Silva, 2017), concedendo pouco tempo de dedicação e sugerindo poucos objetivos formativos específicos para a formação em ensino de História. Também foi possível observar que os docentes-formadores contam com autonomia para elaboração de seus currículos, utilizando estratégias de seleção baseadas nos saberes práticos construídos ao longo de suas trajetórias histórico-profissionais, em especial em seu engajamento com causas sociais e políticas, inclusive resistindo à implementação de políticas educacionais consideradas por eles como ilegítimas.
  • DOI: 10.11606/D.48.2022.tde-18012023-101804
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2022-10-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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