skip to main content

Sob o olhar de Clio: o lugar e as concepções de Ensino de História na formação inicial de pedagogos das universidades estaduais paulistas

Rosa, Lucas Augusto

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2021-10-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sob o olhar de Clio: o lugar e as concepções de Ensino de História na formação inicial de pedagogos das universidades estaduais paulistas
  • Autor: Rosa, Lucas Augusto
  • Orientador: Lastória, Andrea Coelho
  • Assuntos: Currículo; Ensino De História; Licenciatura Em Pedagogia; Tipologia Narrativa; Curriculum; History Teaching; Narrative Tipology; Pedagogy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta investigação objetiva identificar e analisar o lugar e as concepções do Ensino de História na formação inicial de pedagogos das universidades estaduais paulistas, na modalidade presencial. Como lugar, nos referimos ao espaço ocupado no currículo formal pelas disciplinas acadêmicas que versam sobre o Ensino de História, e como concepções, conforme as elaborações de Rüsen, a predominância das diferentes tipologias narrativas nos textos históricos listados nos referidos currículos. Por meio de abordagem qualitativa, identificamos e analisamos os Projetos Pedagógicos de Curso e as matrizes curriculares para compreendermos a ocorrências das disciplinas acadêmicas de Ensino de História. A partir dos planos de ensino, listamos e analisamos as referências bibliográficas diretamente relacionadas com o Ensino de História. As análises revelam que o Ensino de História está assegurado em todas as Licenciaturas examinadas. No entanto, as cargas horárias ocorrem com variações e, em algumas, o componente curricular voltado ao ensino da referida matéria ocorre junto com o ensino de Geografia. Quanto às concepções de ensino de História, identificamos, principalmente, a ocorrência de narrativas que: compreendem os aspectos relacionados a esta temática e a própria História, como elementos mutáveis e em constante construção ao longo tempo; apontam as necessidades de superação das formas mais tradicionais de ensino e aprendizagem da História; exemplificam estratégias de sala de aula e utilização de recursos variados por meio de exemplos práticos assentados na experiência de professores e pesquisadores da área educacional.
  • DOI: 10.11606/D.59.2021.tde-30112021-101341
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.