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Ecologia do Atendimento Infantil: construindo um modelo de sistema unificado de cuidado e educação

Haddad, Lenira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 1997-10-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ecologia do Atendimento Infantil: construindo um modelo de sistema unificado de cuidado e educação
  • Autor: Haddad, Lenira
  • Orientador: Kishimoto, Tizuko Morchida
  • Assuntos: Educação Infantil; Educação Infantil - Europa; Educação Infantil - Suécia; Política Educacional; Early Childhood Educacion And Care - Europe; Early Childhood Educacion And Care - Sweden; Early Childhood Education And Care; Educacional Policy
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado) -- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Descrição: O atendimento á infância na maioria dos países ocidentais encontra-se ainda em estágio crítico. Os serviços oferecidos são fragmentados, inflexíveis, incoerentes e segregados, refletindo cisão entre as ações de cuidar e educar a criança pequena. Essa tese é o resultado de um longo percurso em busca de possíveis determinantes desse quadro e de elementos que pudessem conformar um modelo de atendimento unificado e responsivo às necessidades, interesses e potencialidades das crianças e suas famílias. Assim, um modelo de sistema unificado de cuidado e educação infantil foi sendo construído a partir de premissas lançadas em estudo anterior (Haddad, 1991) e ampliado com visitas de estudo a países da Europa ocidental, o contato com o trabalho desenvolvido pela Rede Européia de Atendimento Infantil e, mais especificamente, o conhecimento dos sistemas de atendimento infantil dos países escandinavos. Partindo do pressuposto de que um sistema unificado de atendimento infantil deve apoiar-se numa perspectiva de desenvolvimento humano, suficientemente ampla para incluir as forças provenientes dos ambientes sociais, econômicos e culturais que afetam o desenvolvimento, a teoria ecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner (1996) passou a constituir-se a referência básica desse estudo. As informações reunidas nesse trabalho assinalam a coerência entre os aspectos filosóficos, políticos e práticos, a responsabilidade partilhada entre família e poder público, unidade de objetivos e funções, profissionalização, universalização do atendimento, diversidade, continuidade e flexibilidade nos serviços oferecidos como as principais características que compõem um sistema unificado de cuidado e educação infantil.
  • DOI: 10.11606/T.48.1997.tde-02122005-101723
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 1997-10-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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