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O Diabo em Anchieta: a representação do diabólico no Brasil dos Quinhentos

Domene, Marina Gialluca

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-09-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O Diabo em Anchieta: a representação do diabólico no Brasil dos Quinhentos
  • Autor: Domene, Marina Gialluca
  • Orientador: Faria, Joao Roberto Gomes de
  • Assuntos: Teatroreligioso; Teatromedieval; Diabo; Teatrocolonial; José De Anchieta; Religious Drama; Medieval Drama; Devil; Colonial Drama
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho pretende analisar a representação do Diabo no teatro do padre José de Anchieta. As peças Na festa de São Lourenço (1587), Na vila de Vitória (1586) e Na aldeia de Guaraparim (c. 1592), escolhidas para esta pesquisa, abarcam uma variedade de diferentes tipos diabólicos, que correspondem tanto ao imaginário europeu medieval - pautado pela religiosidade católica - quanto ao embate entre as culturas ibérica e ameríndia ocorrido nas colônias na América. Embora a catequese promovida pelos missionários jesuítas tenha sido parte do processo de aculturamento imposto sobre os nativos, procuraremos aqui compreender de que maneira os povos tupi, para quem as peças de Anchieta eram representadas, influenciaram ou contribuíram para a formação do Diabo em cena. Para tanto, será preciso compreender as realidades ibérica e colonial do século XVI, a formação do teatro quinhentista e a importância do Diabo no pensamento cristão do período. Desta forma, pretende-se discutir as características de cada um dos diabos presentes nas peças acima mencionadas.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-06112020-165337
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-09-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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