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Os níveis de computabilidade no processo de projeto: um panorama de abordagens nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil

Vasconselos, Tássia Borges De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2021-09-21

Acesso online

  • Título:
    Os níveis de computabilidade no processo de projeto: um panorama de abordagens nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil
  • Autor: Vasconselos, Tássia Borges De
  • Orientador: Sperling, David Moreno
  • Assuntos: Cursos De Arquitetura E Urbanismo; Processo De Projeto; Práticas Didáticas; Mapeamento; Níveis De Computabilidade; Architecture And Urbanism Courses; Mapping; Levels Of Computability; Design Process; Teaching Practices
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A representação de um objeto idealizado, inerente ao processo de projeto em arquitetura, há décadas era compreendida majoritariamente como o resultado da interação de um arquiteto com o desenho em um papel, muitas vezes fazendo parte do processo projetual, o famoso croqui. Porém, com a emergência de uma arquitetura embebida por uma revolução digital surgiram novas possibilidades de representação utilizando-se dos meios digitais. Principalmente aquelas que possibilitam que leigos em linguagens de programação possam também acessar um nível de geração e controle da forma para muito além daquele estabelecido junto às tecnologias digitais tradicionais de representação. Diante de um cenário de utilização massiva do computador em processos de projeto, pretende-se apresentar e sistematizar três lógicas gerais do uso dos ambientes digitais no contexto de projeto na arquitetura contemporânea, retomando-se definições propostas por Mitchell (1975), por Rivka Oxman (2006), e utilizando a abordagem de Toni Kotnik (2010), sobre os níveis de computabilidade no processo de projeto. Esta compreensão de diferentes níveis de computabilidade explorados no processo de projeto desenvolvidos no ambiente digital: representacional, paramétrico e algorítmico, tem-se por propósito avançar na compreensão das consequências da apropriação dos conceitos e procedimentos associados à exploração da mídia ativa. Nesta direção, esta tese de doutorado busca compreender a macroestrutura dos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, e refletir sobre como esse cenário formativo se posiciona frente as novas possibilidades por meio de uma revisão sistemática delimitadas no período de 2005 à 2017. Assim, realizando cruzamentos de maneira a trazer apontamentos de como as dinâmicas estruturais auxiliam ou dificultam na repercussão de práticas didáticas, que explorem as tecnologias de gráfica computacional no processo de projeto, à luz das experiências estudadas. Neste processo identificou-se um cenário de exceção, extremamente mobilizado por questões macroestruturais relativo ao contexto específico do Brasil, dentro de particularidades das instituições e suas desigualdades.
  • DOI: 10.11606/T.102.2021.tde-23112021-154218
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2021-09-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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