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Os níveis de computabilidade no processo de projeto: um panorama de abordagens nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil
Vasconselos, Tássia Borges De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2021-09-21
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Título:
Os níveis de computabilidade no processo de projeto: um panorama de abordagens nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil
Autor:
Vasconselos, Tássia Borges De
Orientador:
Sperling, David Moreno
Assuntos:
Cursos De Arquitetura E Urbanismo
;
Processo De Projeto
;
Práticas Didáticas
;
Mapeamento
;
Níveis De Computabilidade
;
Architecture And Urbanism Courses
;
Mapping
;
Levels Of Computability
;
Design Process
;
Teaching Practices
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A representação de um objeto idealizado, inerente ao processo de projeto em arquitetura, há décadas era compreendida majoritariamente como o resultado da interação de um arquiteto com o desenho em um papel, muitas vezes fazendo parte do processo projetual, o famoso croqui. Porém, com a emergência de uma arquitetura embebida por uma revolução digital surgiram novas possibilidades de representação utilizando-se dos meios digitais. Principalmente aquelas que possibilitam que leigos em linguagens de programação possam também acessar um nível de geração e controle da forma para muito além daquele estabelecido junto às tecnologias digitais tradicionais de representação. Diante de um cenário de utilização massiva do computador em processos de projeto, pretende-se apresentar e sistematizar três lógicas gerais do uso dos ambientes digitais no contexto de projeto na arquitetura contemporânea, retomando-se definições propostas por Mitchell (1975), por Rivka Oxman (2006), e utilizando a abordagem de Toni Kotnik (2010), sobre os níveis de computabilidade no processo de projeto. Esta compreensão de diferentes níveis de computabilidade explorados no processo de projeto desenvolvidos no ambiente digital: representacional, paramétrico e algorítmico, tem-se por propósito avançar na compreensão das consequências da apropriação dos conceitos e procedimentos associados à exploração da mídia ativa. Nesta direção, esta tese de doutorado busca compreender a macroestrutura dos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, e refletir sobre como esse cenário formativo se posiciona frente as novas possibilidades por meio de uma revisão sistemática delimitadas no período de 2005 à 2017. Assim, realizando cruzamentos de maneira a trazer apontamentos de como as dinâmicas estruturais auxiliam ou dificultam na repercussão de práticas didáticas, que explorem as tecnologias de gráfica computacional no processo de projeto, à luz das experiências estudadas. Neste processo identificou-se um cenário de exceção, extremamente mobilizado por questões macroestruturais relativo ao contexto específico do Brasil, dentro de particularidades das instituições e suas desigualdades.
DOI:
10.11606/T.102.2021.tde-23112021-154218
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Data de criação/publicação:
2021-09-21
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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