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Educação contextualizada: interações e contexto na aprendizagem

Souza, Jefté Moraes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2022-09-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação contextualizada: interações e contexto na aprendizagem
  • Autor: Souza, Jefté Moraes
  • Orientador: Silva, Ana Paula Soares da
  • Assuntos: Contexto; Educação Contextualizada; Mediação; Context; Mediation; Place-Based Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A Educação Contextualizada é uma proposta pedagógica que pode ser compreendida como a condução dos processos educativos que levam em consideração elementos ligados à existência das pessoas. No Brasil, surgiu a partir de práticas e experiências educativas em escolas localizadas em território rural, que destacavam a importância do contexto de alunos e de professores no dia a dia da escola. É comum que produções acadêmicas sobre a Educação Contextualizada apresentem sua história, importância e formas de organização de sequências práticas em sala de aula. No entanto, aprofundamentos sobre os movimentos e os processos desenvolvidos na contextualização não são comumente encontrados na literatura. O objetivo deste trabalho foi compreender como uma prática educativa orientada pela perspectiva da Educação Contextualizada promove mediações a fim de relacionar os elementos contextuais nas interações com as crianças e seus aprendizados. O referencial teórico-metodológico que fundamenta a pesquisa é a teoria Histórico-Cultural da Psicologia. Participaram da pesquisa uma professora e 17 crianças de sua turma multisseriada de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, de uma escola localizada no campo no município de Espera Feliz - MG. Foram realizadas videogravações de cinco dias de aulas indicadas pela professora como parte de um projeto de ensino contextualizado. As videogravações ocorreram no primeiro semestre letivo de 2019. O tratamento do material contou com a seleção e a análise de nove episódios de interações das atividades e situações de aprendizagem a partir da mediação de conteúdos contextualizados. Os resultados apontaram que a Educação Contextualizada se desenvolveu a partir de alguns pressupostos básicos como os saberes prévios dos alunos, uma proposta de transformação da realidade e o tensionamento entre aspectos locais e globais. Na Educação Contextualizada, estes elementos se fazem presentes a partir de uma reflexão da própria realidade em que os alunos estão inseridos. Foi possível observar que, desenvolvendo uma proposta dialógica de reflexão sobre a realidade, a Educação Contextualizada articula e realiza um movimento contínuo de passagem de elementos contextuais a elementos não-contextuais. Para compreender a Educação Contextualizada, é necessário, portanto, compreender este movimento. Concluímos que a Educação Contextualizada, apesar de não ser uma política pública oficial da educação brasileira, constitui-se como um campo de prática que insiste em repensar o contexto em que a educação se efetiva a partir de suas complexidades e potencialidades.
  • DOI: 10.11606/T.59.2022.tde-19102022-121111
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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