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Refletindo sobre a morte, o morrer e os mortos com estudantes do ensino fundamental

Adriano Alves da Silva Fabio Scorsolini-Comin

Educação: Teoria e Prática Rio Claro v. 32, n. 65, p.e31[2022], 2022

Rio Claro 2022

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3185982 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Refletindo sobre a morte, o morrer e os mortos com estudantes do ensino fundamental
  • Autor: Adriano Alves da Silva
  • Fabio Scorsolini-Comin
  • Assuntos: MORTE; ENSINO FUNDAMENTAL; HISTÓRIA; FILOSOFIA; Morrer; Ensino De História; Ensino De Filosofia; Death; Die; History Teaching; Philosophy Teaching; Elementary School; Muerte; Morir; Enseñanza De La Historia; Enseñanza De La Filosofía; Enseñanza Primaria
  • É parte de: Educação: Teoria e Prática Rio Claro v. 32, n. 65, p.e31[2022], 2022
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15872. Acesso em: 19 mar. 2024
  • Descrição: O objetivo deste estudo é apresentar uma experiência exitosa desenvolvida nas disciplinas de história e filosofia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental para a discussão da morte, do morrer e dos mortos. Participaram da intervenção 32 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental de uma escola privada em um município do interior do estado de São Paulo. Primeiramente, os alunos refletiram sobre os conceitos de finitude e existência, sendo convidados a realizar pesquisas sobre como as diferentes religiões compreendem a morte e os principais rituais fúnebres e de elaboração do luto realizados nas diferentes culturas. A fim de aproximá-los do trabalho etnográfico, realizaram duas visitas ao cemitério da cidade, fazendo registros a partir de entrevistas e fotografias. O projeto foi finalizado com a organização de uma mostra sobre a morte, os mortos e o morrer, com a participação de toda a comunidade escolar. Espera-se que esta intervenção possa ser disparadora de ações conduzidas na escola com vistas ao cotejamento deste importante tema para a formação dos estudantes, sobretudo em tempos nos quais tal discussão emerge de modo onipresente nos processos educacionais e de socialização
  • Editor: Rio Claro
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: art. e31[2022], p. 1-17.
  • Idioma: Português

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