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Collections management policy: university museum, indigenous curatorship and collaborative process; Política de gestão de coleções: museu universitário, curadoria indígena e processo colaborativo

Cury, Marília Xavier

Revista CPC; v. 15 n. 30esp (2020): Dossiê Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões - parte I; 165-191

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. 2020-12-21

Acesso online

  • Título:
    Collections management policy: university museum, indigenous curatorship and collaborative process; Política de gestão de coleções: museu universitário, curadoria indígena e processo colaborativo
  • Autor: Cury, Marília Xavier
  • Assuntos: Collections Management; Collaboration; Curatorship; University Museums; Gestão De Acervos; Colaboração; Curadoria; Museus Universitários
  • É parte de: Revista CPC; v. 15 n. 30esp (2020): Dossiê Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões - parte I; 165-191
  • Descrição: Os museus carregam uma herança colonialista colocada em cheque por modelos teóricos e metodológicos, sob a orientação das áreas sociais e humanas. O artigo visa a discutir como o museu universitário pode propor novos parâmetros pela ação colaborativa. A discussão centra-se na gestão de acervo, “lugar” de cruzamento das políticas institucionais. Trataremos da curadoria da exposição “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, que promoveu o entendimento indígena sobre museu universitário, a autorrepresentação e a intenção de doação de objetos contemporâneos. O contexto é o Museu de Arqueologia e Etnologia (USP) e os atores são os Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena das Terras Indígenas Araribá, Icatu e Vanuíre, em São Paulo. Queremos apresentar as expectativas indígenas na musealização, para refletir sobre o papel do museu universitário na produção de sentidos preservacionistas e as motivações para a doação, colocando lado a lado herança elegado. Também, como o museu vê a representação e a autorrepresentação, como incorpora novos processos em face de políticas e procedimentos a serem reestruturados. O debate segue nos aspectos antropológicos e museológicos que estruturam novos pensamentos e possibilidades de práxis para os museus.
    Museums are imbued with a colonialist heritage that is analyzed via theoretical and methodological  models of social sciences and humanities. This paper thus discusses how university museums can propose new parameters through collaborative action. The discussion focuses on collection management, the “space” where institutional policies meet, dealing with the curatorship of the exhibition “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena” (Resistancenow! Strengthening and uniting indigenous cultures – Kaingang, Guarani Nhandewa and Terena), which promoted indigenous understanding about the university museum, self-representation and the intent of donating contemporary objects. The chosen environment is the Museum of Archeology and Ethnology (USP) and the actors are the Kaingang, Guarani Nhandewa and Terena from the Indigenous Lands Araribá, Icatu and Vanuíre, in São Paulo. We present indigenous expectations in musealization in order to reflect on the role of the university museum in the production of preservationist meanings and the motivations for donation, placing heritage andlegacy side by side. Likewise, we verify how the museum sees representation and self-representation, and how it incorporates new processes in the face of policies and procedures to be restructured. The debate continues on the anthropological and museological aspects that structure new thoughts and possibilities on the praxis for museums.  
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/172076/169206
  • Editor: Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
  • Data de criação/publicação: 2020-12-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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