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Filosofia no ensino médio e o problema da formação política: uma discussão sob a perspectiva da teoria crítica

Deina, Wanderley José

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-08-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Filosofia no ensino médio e o problema da formação política: uma discussão sob a perspectiva da teoria crítica
  • Autor: Deina, Wanderley José
  • Orientador: Severino, Antonio Joaquim
  • Assuntos: Cidadania; Formação Política; Ensino De Filosofia; Teoria Crítica; Educação; Education; Critical Theory; Citizenship; Teaching Philosophy; Education Policy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Qual o papel a ser desempenhado pela Filosofia no Ensino Médio? Partindo desta questão, tendo como base a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, este trabalho defende a tese de que a principal contribuição da filosofia para a educação reside em seu caráter eminentemente político. O seu ensino deve contribuir para a formação política dos estudantes, proporcionando um esclarecimento sobre as forças que pretendem guiá-los de forma heterônoma, para que eles possam construir a sua própria autonomia, tornando-se plenamente cidadãos, responsáveis por si e por toda a sociedade. O esclarecimento é entendido, à maneira de Kant, como a saída do homem de sua auto-inculpável menoridade. Para que a educação proporcione uma formação para a maioridade, o professor de Filosofia precisa articular-se com os demais educadores para a construção de uma educação crítica que reconheça a sua essência política. As principais forças da heteronomia, nas sociedades modernas, são representadas pela indústria cultural e pela racionalidade instrumental, que determinam de forma direta e indireta todo o processo educativo tradicional. Por isso, a disciplina de Filosofia precisa refletir, filosofando com os estudantes, sobre o caráter reacionário que a cultura pode assumir, quando fabricada pela indústria cultural. Ela precisa ser uma filosofia para a contradição e para a resistência às forças da heteronomia, para proporcionar aos estudantes as possibilidades concretas de emancipação, não apenas individual, mas de toda a humanidade.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-29012009-145425
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-08-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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