skip to main content

Ensino e Aprendizagem em Matemática para Estudantes Cegos: Pesquisas, Resultados e Perspectivas

Daiana Zanelato dos Anjos ; Méricles Thadeu Moretti

Jornal Internacional de estudos em educação matemática, 2017-01, Vol.10 (1), p.15

Londrina: Kroton Educacional, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Ensino e Aprendizagem em Matemática para Estudantes Cegos: Pesquisas, Resultados e Perspectivas
  • Autor: Daiana Zanelato dos Anjos ; Méricles Thadeu Moretti
  • Assuntos: Blindness ; Mathematics education ; Primary Education ; Students with disabilities ; Universities
  • É parte de: Jornal Internacional de estudos em educação matemática, 2017-01, Vol.10 (1), p.15
  • Descrição: Apresentamos, neste estudo, um levantamento de pesquisas de ensino e aprendizagem em matemática para estudantes cegos. Tomamos como material de análise, por suas relevâncias no âmbito da Educação Matemática, seis fontes de referência: todos os anais do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e do SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática); banco de tese da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e; bancos de tese das universidades UNICAMP, UNESP e PUC/SP. Alguns dos resultados obtidos com tal levantamento indicaram-nos um número expressivo de trabalhos voltados à análise de materiais didáticos, ênfase na criação de estratégias para o ensino de conceitos de Geometria, assim como de conteúdos relacionados ao Ensino Fundamental. Esta pesquisa, além de informar sobre estudos dessa temática importante no domínio da educação inclusiva no ensino regular e proporcionar uma reflexão em relação às perspectivas da área, pretende subsidiar estudos voltados à compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática por estudantes cegos.
  • Editor: Londrina: Kroton Educacional, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
  • Idioma: Inglês;Francês;Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.