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Referenciais para formação de professores uma análise crítica do discurso oficial sobre qualidade e competência do ponto de vista da Psicologia Escolar

Luiz Antônio Alves Marilene Proença Rebello de Souza

2002

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LB1715 A474r e.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Referenciais para formação de professores uma análise crítica do discurso oficial sobre qualidade e competência do ponto de vista da Psicologia Escolar
  • Autor: Luiz Antônio Alves
  • Marilene Proença Rebello de Souza
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; POLÍTICA EDUCACIONAL; PSICOLOGIA EDUCACIONAL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo é analisar os referenciais para formação de professores (1999) sob a ótica do discurso da qualidade e da competência que vigora no âmbito das reformas educacionais que estão sendo implantadas pelo MEC e suas relações com a questão do fracasso escolar no Brasil. A intenção é verificar se o documento, voz oficial, faz parte do discurso neoliberal sobre a qualidade na formação de professores, sendo, portanto, comprometido com o capitalismo globalizado, ou se vai ao encontro dos anseios dos educadores progressistas, ou seja, daqueles comprometidos com concepções emancipatórias de educação e de sociedade. O referencial teórico, construído a partir dos elementos "neoliberalismo", "qualidade", "competência", "fracasso escolar", possibilitou a análise do documento com base em oito aspectos: o contexto da reforma educacional brasileira; a visão da realidade educacional; deficiências na formação de professores e sua relação com o fracasso escolar; natureza e objetivos do documento; o processo de legitimação do documento na comunidade educacional; concepção de professor, sua formação e educação escolar; concepção de qualidade; concepção de competência e sua avaliação; concepção de democracia, cidadania e autonomia. Constatou-se que os representantes oficiais da educação no Brasil, seguindo a metodologia de gestão administrativa baseada na lógica da qualidade total, utilizam o Construtivismo como base teórica para a implantação da Pedagogia das
    Competências no sistema educacional brasileiro, além de metodologia de avaliação das competências, de forma a adaptar esse sistema às novas características das relações entre capital e trabalho em um mundo marcado pela evolução tecnológica e diminuição dos postos de trabalho
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 221 p.
  • Idioma: Português

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