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Equivalência de estímulos em crianças portadoras da síndrome de apert

Casteleti, Daniela De Almeida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2011-05-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Equivalência de estímulos em crianças portadoras da síndrome de apert
  • Autor: Casteleti, Daniela De Almeida
  • Orientador: Tomanari, Gerson Aparecido Yukio
  • Assuntos: Acrocefalossindactilia; Discriminação Condicional; Equivalência De Estímulos; Matching To Sample; Conditional Discrimination; Cranioestenose; Stimulus Equivalence
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo investigou comportamentos simbólicos nos portadores de Síndrome de Apert por meio do paradigma da equivalência de estímulos, uma vez que este pode fornecer subsídios para a compreensão do comportamento humano complexo, tais como o comportamento simbólico e a linguagem. Foram propostos três experimentos cujos participantes, com idades entre 16 e 21 anos, foram submetidos aos Experimentos 1 e 2 (P1, P2 e P3) e submetidos ao Experimento 3 (P4 e P5). No Experimento 1, o objetivo foi verificar a formação de classes de estímulos equivalentes após o treino de relações condicionais, por meio de uma tarefa de matching to sample (MTS) com atraso de 0 s e três estímulos de comparação. Após o participante atingir um percentual de acerto de 94% no bloco, foram conduzidos testes de equivalência (CA), simetria (BA e CB) e transitividade (AC). De maneira geral, houve falha nos testes, com relativa preservação do teste de simetria. No Experimento 2, os participantes foram expostos à tarefa de MTS com atraso de 0 s e três estímulos de comparação, mas estes e o estímulo modelo apresentavam-se inicialmente cobertos, tornando-se visíveis somente após a emissão de respostas de observação (ROs). Foram introduzidas ROs na tarefa de MTS, com o objetivo de identificar que tipos de controle (seleção ou rejeição) poderiam estar em operação na formação de classes de estímulos equivalentes. Nos testes, o participante P3 formou classes de equivalência, contudo, os participantes P1 e P2 continuaram a apresentar falha na formação de equivalência, com preservação do teste de simetria. No Experimento 3, foram apresentadas variações metodológicas com o objetivo de favorecer o estabelecimento de um ou de outro tipo de controle (seleção ou rejeição), durante o treino das relações condicionais e verificar os efeitos destas variações no desempenho obtido nos testes. O participante P4 foi submetido primeiramente à situação na qual a terceira RO produzia o estímulo correto em 80% das tentativas (80%/3ª S+). Posteriormente 9 à realização das tarefas sob esta condição, foi submetido à situação na qual a primeira RO produzia o estímulo correto em 80% das tentativas (80%/1ª S+). O participante P5 foi exposto à ordem inversa: primeiramente à situação 80%/1ª S+ e posteriormente à situação 80%/3ª S+. Nos testes, em ambas as situações, o participante P4 foi capaz de aprender as relações de equivalência propostas pelo experimentador. Diferentemente, o responder do participante P5 não se apresentou sob controle discriminativo das contingências programadas pelo experimentador. De um modo geral, os resultados obtidos pelo presente estudo acrescidos das análises do teste PEABODY, sugerem que as dificuldades para a formação de classes de equivalência em participantes com baixo funcionamento lingüístico podem decorrer, em grande parte, de preparação e adaptação insuficiente de procedimentos para esse tipo de população
  • DOI: 10.11606/D.47.2011.tde-21072011-152733
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2011-05-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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